(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente) |
O prefeito Rubens Bomtempo anunciou, nesta quarta-feira (13), em transmissão pelas redes sociais, a data da reinauguração do Palácio de Cristal. De acordo com Bomtempo, a entrega vai acontecer no dia 22 de julho, às 10h.
Na publicação, o prefeito, junto com a secretária estadual de cultura, Daniele Barros, convidam toda a população para a Bauernfest, que acontece entre os dias 12 a 28 de agosto.
O Palácio de Cristal recebeu obras de restauração, que contou com a recuperação da estrutura de ferro e revestimentos, troca de vidros e pintura. Do lado externo, a obra abrangeu a reforma da portaria, gradis, sanitários, iluminação externa e acessibilidade. Além disso, ao redor de todo o Palácio, foi feito o piso fulget. Ao todo, a obra custou 1,9 milhão.
As intervenções no local tiveram início em 2019 e passaram por diversos capítulos, incluindo paralisação das obras, pendências no projeto, descoberta de material arqueológico e adiamentos da data de reinauguração. O último deles foi um desnível no terreno, que atrasou, na ocasião, mais uma vez, a reinauguração do monumento (https://tribunadepetropolis.com.br/noticias/intervencoes-provocamdesnivel-no-terreno-e-entrega-do-palacio-de-cristal-atrasa-mais-uma-vez/). No mês de junho, após vistoria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foram constatados declínios no terreno, que poderia fazer com que a água de chuva fosse escoada para a construção. A obra só poderia ser reinaugurada após a solução deste problema.