(Fotos: Genilson Pessanha) |
O deslocamento de uma peça de usina termoelétrica do Porto do Açu até Macaé, aonde a usina está sendo montada, teve início na manhã desta quinta-feira (5). As grandes dimensões da carga, entretanto, fizeram a operação de transporte fechar vários trechos da BR 356, como no trevo do Açu e também em Barcelos, para possibilitar manobra do veículo e causou tumulto e atraso no trânsito entre Campos e São João da Barra.
A peça será utilizada na montagem da termoelétrica de Macaé e o conjunto todo que está sendo transportado tem 115m de comprimento, cerca de 800 toneladas (fora caminhões e suportes), 5,48m de altura e mais de 10m de largura: transportados por 48 eixos de oito pneus cada um. Para seguir viagem até a BR 101, a mobilização do transporte da peça foi divida em duas etapas, com uma parada no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop).
A operação de transporte envolveu, além da escolta das equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Polícia Rodoviária Militar e também a Guarda Civil de SJB. Equipes da Enel tambem fizeram remoção de alguns fios para permitir a passagem pelo perímetro urbano de Barcelos.
Esta foi a primeira etapa do deslocamento, efetuado do trevo de acesso ao porto do Açu até o Cepop. Lá a carga irá pernoitar. Durante a manhã desta sexta-feira (6) terá início a segunda etapa do deslocamento e a peça seguirá do Cepop até a BR 101, com destino a Macaé.