(Fotos: Silva Rust) |
Confusão, longas filas e senhas sobrando. Esse foi o cenário de quem foi até alguns postos de aplicação da vacina contra a Covid-19, no município de Campos, na manhã desta quarta-feira (25). No geral, quem procurou um dos postos precisou ter paciência para aguardar desde a madrugada por uma senha que dá direito a receber a vacina.
Na Igreja Nossa Senhora de Fátima, localizada na pracinha do bairro do IPS, houve confusão, gritaria e muita reclamação. O técnico em química Luis Claudio, de 51 anos, aguardava para receber a segunda dose junto com a sua esposa, e relatou os momentos que viveu ao chegar no local.
Luis Cláudio e a esposa tiveram dificuldades
“Estou aqui desde o início da madrugada, esperando para receber a segunda dose, junto com a minha esposa. Tudo aqui está muito desorganizado. Foram formadas duas filas, uma pra primeira, e outra pra segunda dose. Na hora de chamar, eles chamam 20 para aplicarem a primeira dose e somente um por vez para aplicar a segunda. Um completo desrespeito com quem chegou aqui durante a madrugada”, afirmou Luis.
Fila gigante no bairro IPS
Ainda de acordo com o técnico, houve um princípio de tumulto no local, por conta de uma denúncia de que pessoas estariam vendendo lugar na fila. “Procuraram os guardas civis municipais e informaram que tinha gente vendendo o lugar na fila pro R$30. Além disso, houve gente furando fila, gerando revolta em quem chegou cedo para tentar se imunizar”, explicou Luis Claudio.
Espera no Ginásio do Automóvel Clube
Longas filas
Se por um lado houve confusão e tumulto, por outro, a paciência precisou ser o ponto chave. No ginásio do Automóvel Clube Fluminense, onde estão sendo aplicadas as segundas doses da Astrazeneca e da Coronavac, sendo 200 doses da Astra e outras 150 doses da Coronavac, as senhas acabaram por volta das 9h20 da manhã, mesmo com pessoas do lado de fora aguardando.
Quem conseguiu um lugar do lado de dentro, elogiou a estrutura oferecida pela prefeitura com cadeiras, água e banheiro para quem precisasse.
Na Fundação Municipal de Esportes, outro ponto de vacinação exclusiva para segunda dose de Astrazeneca e Coronavac, também houveram longas filas, mas sem nenhum tipo de tumulto. Um militar do Exército Brasileiro, estava no local auxiliando os técnicos de enfermagem da Prefeitura de Campos na organização das filas.
Senhas sobrando
Adolescentes de 16 anos que decidiram se vacinar no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), também não enfrentaram nenhum problema. Muito pelo contrário. Segundo a chefe da Vigilância Sanitária municipal (VISA), Vera Cardoso de Melo, no momento em que a equipe de reportagem do Jornal Terceira Via esteve no local, por volta das 11h, ainda restavam aproximadamente cem senhas, sendo que a fila para a vacinação já tinha acabado.
“Todos os dias são trazidas aqui pra UENF aproximadamente 1000 doses, sendo 600 para este ponto de vacinação localizado aqui no Centro de Convenções, e outras 400 para a aplicação no sistema drive-thru para a segunda dose. A vacinação tem ocorrido de forma tranquila, sem nenhum tipo de transtorno. Estamos conseguindo vacinar todos de forma ágil, isso é muito importante para o andamento do nosso trabalho”, afirmou Vera.
Se por um lado haviam senhas sobrando, no drive-trhu instalado na mesma unidade, porém destinado para a aplicação da segunda dose, as 400 senhas acabaram no momento em que a equipe de reportagem chegou no local. Ainda existiam aproximadamente 30 carros na fila, que precisarão retornar nos próximos dias para garantir a imunização completa.
Posicionamento da Prefeitura
Questionada sobre as longas filas e as estratégias adotadas para garantir a imunização da população, a Prefeitura de Campos afirmou através de nota que “a estratégia de vacinação é avaliada diariamente para melhor atender a população. Alguns postos de imunização têm registrado grande movimento de pessoas em busca pela vacina e, por isso, a pasta vem ampliando sempre que possível os locais de vacinação. Informamos ainda que a vacinação noturna por agendamento online, neste momento, é exclusivamente para aplicação de primeira dose, entretanto, se houver necessidade, futuramente também poderá ser usada para aplicação de segunda dose”.
fonte: Terceira Via