terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Nova Friburgo entra em bandeira vermelha com novas restrições


A prefeitura de Nova Friburgo decretou a vigência da bandeira vermelha a partir desta segunda-feira (07). De acordo com o município, a métrica deve ser adotada até o próximo domingo (13). No informativo, é dito que foi percebido um aumento expressivo na “taxa de positividade”, com variação positiva de 73,5%. A ocupação hospitalar também teve elevação em mais de 30%.

Com a nova métrica, Friburgo atinge o segundo grau de risco mais alto previsto pelos decretos municipais. Com isso, as academias, que podiam funcionar com 60% dos colaboradores na Bandeira Laranja, agora terão que reduzir para 40%. As indústrias também terão que reduzir a capacidade de ocupação de 75% para 65%.

As reduções também valem para restaurantes, bares e lanchonetes. Na Bandeira Laranja, estes podiam funcionar com 40%, já na Vermelha, só poderão com 30%. Os dois últimos ainda perdem uma hora de funcionamento, só podendo abrir das 7h às 20h. Os restaurantes permanecem de 7h às 23h.

O comércio também se mantém de 7h às 22h, bem como os shoppings, de 9h às 22h. Hotéis e pousadas podem continuar o funcionamento com 100% da capacidade. Já o funcionamento de casas de festas e salões sociais permanecem suspensos, regra válida para todas as bandeiras.

No boletim de ontem (07), Friburgo confirmava 5.193 casos de covid-19, o que corresponde a um aumento de 7,7% em relação a semana passada. Também foram 179 mortes, duas a mais que no dia 30, quando o Diário fez outro acompanhamento dos municípios vizinhos. Os números também apontam para 66,2% dos leitos clínicos ocupados e 76,2% de UTI.







Fonte: Diário de Petrópolis