(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente) |
A 2ª Vara Federal de Petrópolis determinou o fechamento imediato de atividades de bares/congêneres bem como de templos e cultos religiosos em todo o município de Petrópolis. A decisão atende a um pedido dos Ministérios Públicos Federal e Estadual em razão do alto risco de contaminação do novo coronavírus na cidade, e pela deficiência de leitos de UTI COVID-19.
A decisão pede ainda que sejam apresentados relatórios e informações quanto às internações hospitalares por covid-19 e a oitiva de profissional de saúde integrante do Grupo de Apoio Técnico do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.
No documento é apontado ainda que o gráfico de internações de UTI por covid-19 deixa evidente o aumento do número de internações desde o início de dezembro. Tendo em vista que durante uma reunião realizada no dia 8 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde informou que no dia anterior (07/12), a rede privada contava com cerca de 90% de ocupação dos leitos de UTI e, desse modo, não poderia disponibilizar leitos para o Sistema Unico de Saúde.
Assim como a existência de pacientes aguardando vagas em leitos de UTI, bem como o aumento do número de pessoas aguardando atendimento na tenda da UPA Centro.
O município de Petrópolis também deverá noticiar o conteúdo da decisão em seu portal no prazo de 48 horas.
O Diário de Petrópolis entrou em contato com a prefeitura e aguarda um posicionamento sobre a decisão.
Fonte: Diário de Petrópolis