(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente) |
O nível do Rio Paraíba voltou a subir em Campos, segundo medição mais recente – feita às 10h desta segunda-feira (28). Mais cedo, às 8h30 desta segunda, a Defesa Civil municipal havia informado que o nível do Rio Paraíba do Sul baixou de 7.84m (medição feita em domingo, 27) para 7.79m (medição feita às 6h desta segunda, 28). Porém, esta última atualização às 10h apontou novo aumento do nível e o rio voltou à cota de 7.84m.
Um comunicado, divulgado no último domingo (27), pela Defesa Civil Estadual, por meio do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ), indicava risco de eventual transbordo do Rio Paraíba ao longo de todo o trecho no estado, o que não aconteceu.
“Durante todo ano, a cota normal é 5.80m, mas mesmo com a média de 7 metros, o Rio Paraíba está dentro da normalidade para esse período do ano, que é de chuvas. Nossa cota de transbordo aqui em Campos é de 10.40. Tanto o Rio Paraíba, quanto o Rio Muriaé e o Ururaí estão em situação sob controle”, explicou o major Edison Pessanha, coordenador da Defesa Civil em Campos.
O motivo do alerta de transbordo enviado pelo Cemaden foi o aumento da vazão da usina de Ilha dos Pombos, na região de Além Paraíba, que chegou a 1.500 m³/s.
“Essa vazão costuma ser em 120 m³/s, podendo chegar a 500 m³/s, mas por causa das fortes chuvas na região da represa, eles precisaram aumentar a vazão para evitar o colapso da barragem. Isso já aconteceu outras vezes, Ilha dos Pombos já chegou a ter uma vazão de 3.000 m³/s no início deste ano. Isso, para nós que monitoramos todos os dias, é normal. Para causar danos, só se o Rio Paraíba estivesse bastante cheio já. A nossa tendência do rio aqui agora é só baixar, já que diminuíram a vazão também”, tranquilizou o major.
Fonte: Terceira Via