O município de São João da Barra, no Norte Fluminense, vai receber um Núcleo de Atendimento do Cidadão (NAC) da Fundação Leão XIII, autarquia ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH). O novo espaço tem previsão de abertura já no primeiro trimestre de 2021 e vai somar às 120 unidades já existentes no estado, sendo 44 na Região Metropolitana e 76 no Interior.
Uma equipe técnica da Fundação Leão XIII visitou a cidade, nesta última quinta-feira, 17, para identificar possíveis locais para funcionamento do espaço.
“Com a abertura de mais uma unidade de atendimento vamos ampliar a atuação da Fundação Leão XIII no estado, para que mais cidadãos possam ter acesso aos serviços ofertados”, destaca Andréa Baptista, presidente da Leão XIII.
Para o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Bruno Dauaire, a iniciativa contribui para a promoção da cidadania, uma vez que a gratuidade para emissão de segunda via de documentos é um direito comum a todas as pessoas.
“A documentação civil é direito de todo cidadão, assim como a gratuidade para segunda via da carteira de identidade ou certidão de nascimento, por exemplo, também é. Dessa forma, com a abertura de mais este NAC, ampliamos a oferta de serviços e garantimos um avanço importante para consolidar a abrangência da Assistência Social em todo o estado”, declarou o secretário.
Quem busca atendimento nos Centros Sociais da Região Metropolitana e nos NACs do Interior encontra serviços, como isenção para segunda via da carteira de identidade e das certidões de nascimento, casamento e óbito, assim como orientações para acesso ao Vale Social e ainda integração com a rede de saúde e assistência da região.
Retrospectiva – Em 2020, foram mais de 27 mil isenções emitidas para segunda via do RG e quase 15 mil isenções dispensadas para segunda via da certidão de nascimento. Ao todo, mais de 55 mil atendimentos foram realizados somando todas as unidades da Fundação Leão XIII.