quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Inscrições abertas: Casamento comunitário em São João da Barra


Desde a última quarta-feira, 9, em parceria com o Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPN) do 1° Distrito, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São João da Barra está com inscrições abertas para a realização de 20 casamentos comunitários gratuitos. A iniciativa beneficia somente famílias assistidas pelas assistentes sociais dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Atafona, Grussaí, Açu e Sabonete.

Uma exigência do cartório para firmar a parceria foi que a renda dos casais inscritos seja insuficiente financeiramente. Por isso, não basta ser cadastrados no Cadastro Único, precisam ser acompanhados para que as assistentes sociais tenham conhecimento das verdadeiras condições financeiras.

Os Cras desses locais terão direito a cinco inscrições cada, o de Grussaí só poderá indicar casais que moram no local. A Secretaria esclareceu que a medida se deve porque Cajueiro e Degredo não fazem parte do atendimento do cartório de Grussaí. As assistentes sociais já estão fazendo contato com as famílias assistidas. 

“Muitos casais chefes de família têm o sonho de se casar, mas não possuem poder aquisitivo para custear as despesas do cartório. Com esta parceria poderemos celebrar a união, estimular votos de lealdade e confiança, colocando-os como protagonistas sociais, pois família é a base da sociedade. Com vínculos familiares fortalecidos, trazemos as famílias para o centro das políticas públicas. Famílias fortes, sociedades fortes!”, disse a secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Michelle Pessanha Lessa. 

Documentos necessários para habilitação do casamento

• Certidão de nascimento original dos noivos - se ambos forem solteiros (deve estar em perfeito estado de conservação, sem rasuras e sem rasgos)

• Original e cópia – CPF, identidade e comprovante de residência em nome dos noivos ou em nome dos pais dos noivos. 

- Identidade e CPF de duas testemunhas.(qualquer pessoa maior de 18 anos, que saiba ler e escrever)