domingo, 6 de dezembro de 2020

A história contada em prédios vultosos na Serra Imperial

(Fotos: Ralph Braz | Pense Diferente)

Abrir o mapa, escolher para onde ir, fazer a mala e pegar a estrada. Durante os meses mais duros de distanciamento social, parecia um sonho poder voltar a essas pequenas alegrias. Mas, aos poucos, o turismo no Estado do Rio de Janeiro retoma seu lugar, com saúde e segurança. Os viajantes já podem curtir novamente a enorme variedade de paisagens, cultura, esporte, História e gastronomia que o estado oferece.


O sucesso da retomada depende do esforço coletivo e da colaboração de cada turista e morador. Por isso, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Turismo (SeturRJ) lançaram o selo TURISMO CONSCIENTE RJ. Com a iniciativa, empresas e prestadores de serviço podem mostrar como estão preparados para receber os visitantes, que se informam sobre protocolos e novas regras. Confira o funcionamento de cada município.


Com clima ameno, grandes áreas preservadas, excelente culinária e boas opções de compras, a Serra Verde Imperial está de braços abertos para a volta dos turistas. Este guia atualiza os leitores sobre os encantos dos cinco municípios que oferecem inesquecíveis experiências ao ar livre para os visitantes.


Para aproveitar tudo isso, use máscara e álcool gel, mantenha distância das pessoas de pelo menos um metro, não compartilhe objetos pessoais, faça pagamentos com cartão em vez de dinheiro, monitore sua própria saúde. E, para maior segurança nos passeios, verifique se os veículos e embarcações, além dos guias de turismo e agências, estão devidamente registrados no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur). Ao embarcar, esteja atento aos protocolos vigentes. Fique seguro e boa viagem!
A cidade que encantou Dom Pedro II traz a marca do passado imperial, mas mantém o glamour contemporâneo com os restaurantes de alta gastronomia. Abriga o maior complexo cervejeiro do país, com mais de dez fábricas e microcervejarias. O Museu Imperial, a Casa de Santos Dumont e o Palácio de Cristal são os points mais famosos. A Rua Teresa é considerada o maior shopping a céu aberto com foco em moda da América Latina.


O distrito de Itaipava se consagra pelos restaurantes de chefs renomados e culinária francesa. Já o Vale Gourmet se estende por Itaipava, Nogueira, Corrêas e Araras. Petrópolis se diversifica e recentemente inaugurou uma vinícola no distrito de Secretário, com cinco variedades de uvas. É possível fazer degustação dos vinhos durante o passeio.


Como chegar:

De carro: para chegar a Petrópolis, a melhor forma é pegar a BR-040. 

De ônibus: saem da Rodoviária Novo Rio. Para Petrópolis, Viação Única








Fonte: Época