(Foto: Paulo Pinheiro) |
Nesta terça-feira, 17, agentes da Vigilância Sanitária de São João da Barra percorreram farmácias e drogarias, em uma blitz preventiva contra o novo coronavírus, orientando funcionários. Outros estabelecimentos comerciais serão visitados.
A ação segue as medidas previstas no Decreto nº 018/20, publicado nesta terça-feira. O artigo 7º prevê que a Secretaria Municipal de Saúde deverá notificar os locais/ estabelecimentos que costumam apresentar grande aglomeração de pessoas, a fim de evitar a transmissão local do vírus, com todas as medidas de prevenção que deverão ser adotadas, podendo, inclusive, solicitar que o cumprimento ocorra por Termo de Ciência e Responsabilidade.
A coordenadora da Vigilância Sanitária, Samia Damas, reforça a importância de seguir as orientações. “O município está fazendo um trabalho importante neste momento e é imprescindível que todos sigam as recomendações para evitar a propagação da doença”.
Entre as orientações que devem ser seguidas estão a oferta de álcool 70% na entrada dos locais para uso dos clientes, controle do fluxo de pessoas, distância de um metro durante o atendimento e uso de máscaras quando isso não for possível. No caso de funcionário com sintomas de gripe, o caso deve ser comunicado imediatamente ao estabelecimento. Novas blitz serão feitas a fim de verificar se os estabelecimentos estão seguindo as recomendações do decreto.
Para Willian Teixeira, gerente de uma das drogarias visitadas, todas as medidas preventivas são bem-vindas neste momento. “Temos que pensar no bem-estar coletivo e estamos prontos a colaborar com essas ações que visam a saúde de toda a população”, salientou.
Fonte: secom