Dois idosos, moradores de São Francisco de Itabapoana, estão sendo monitorados após terem tido contato, no Rio de Janeiro, com pacientes portadores do novo coronavírus. O casal, que vive em Barra de Itabapoana, não apresentou sintomas, mas está sendo acompanhado diariamente pela secretária de Saúde do município e segue em isolamento domiciliar. Em todo o estado, há 31 casos confirmados e 94 suspeitos.
O secretário de Saúde de SFI, Sebastião Campista, os idosos têm 71 e 72 anos. Eles tiveram contato com a filha e o genro, que testaram positivo para a doença.
— Não foram abertos protocolo e notificação para suspeita, conforme orientação da secretaria de Estado de Saúde, porque esse casal está assintomático, embora tenha tido contato com familiares. Então, a gente não considera um caso suspeito. Eles estão em quarenta, sendo monitorados. Hoje (terça-feira), um médico vai lá para abrir o prontuário. E, durante esse período de quarenta, todos os dias, vai haver monitoramento do estado clínico do casal — informou o secretário.
De acordo com Sebastião, se o casal apresentar alterações no quadro clínico, será aberto protocolo e o caso será considerado suspeito.
fonte: Folha da Manhã