O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) apoiou, nesta sexta-feira (12), uma operação da Polícia Civil que resultou no resgate de sete animais mantidos em condições de maus-tratos em diferentes localidades de Campos. A ação foi desencadeada a partir de denúncias recebidas pela Polícia Civil, que acionou o apoio do órgão municipal para garantir a segurança e o acolhimento dos animais.
No bairro Jockey, foram resgatados quatro cães, três adultos e um filhote. Já em Campo Limpo, na Baixada Campista, outros três cães adultos foram encontrados em situação de abandono. Segundo os agentes, os animais estavam acorrentados e amarrados com cordas e até mesmo camisas, vivendo em ambiente insalubre. Um deles apresentava quadro de sarna.
O diretor de Vigilância Ambiental, Carlos Morales, destacou que nas operações o papel do CCZ é identificar os maus-tratos, enquanto a responsabilização cabe ao tutor. “O crime é sempre de responsabilidade do tutor, que responde junto à Polícia Civil. O CCZ atua para constatar os maus-tratos visíveis ou identificados pelos nossos veterinários, resgatar os animais e garantir os cuidados. Depois de tratados, eles são disponibilizados para adoção, tanto em nossas feiras realizadas aos fins de semana quanto diretamente no canil, que é aberto ao público para quem deseja adotar e oferecer um novo lar”, explicou.
Todos os cães resgatados durante a operação foram retirados do local e encaminhados para os cuidados do CCZ, onde já estão recebendo avaliação veterinária, tratamento adequado e acompanhamento.