O deputado estadual Alexandre Knoploch (PL) deu voz de prisão, na manhã desta terça-feira (30), a Júlio Cesar de Oliveira Silva Rodrigues. Segundo o parlamentar, o homem entrou em contato afirmando ser produtor do programa Fantástico, da TV Globo, e disse que havia uma reportagem sobre a Fundação Ceperj em que o nome de Knoploch aparecia associado a irregularidades.
Já dentro do gabinete do deputado, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigues teria exigido R$ 10 mil para não incluir o parlamentar na suposta reportagem. Diante da situação, Knoploch decidiu agir, deu voz de prisão ao suspeito e o conduziu até a 5ª DP (Gomes Freire), no Centro do Rio, para registrar a ocorrência.
Outros políticos como alvo
O caso não foi isolado. O deputado Giovani Ratinho (Solidariedade) relatou que seu filho, o vereador de São João de Meriti, Ratinho Júnior (Solidariedade), também foi vítima de Rodrigues, que teria tentado extorquir R$ 300 mil. Outro político que relatou ter enfrentado problemas semelhantes foi o ex-deputado estadual Paulo Mello.
As denúncias reforçam a suspeita de que Rodrigues vinha se aproximando de autoridades e tentar obter vantagens financeiras por meio de ameaças ligadas a supostas reportagens.