terça-feira, 30 de setembro de 2025

Deputado Alexandre Knoploch dá voz de prisão a homem que tentou extorqui-lo na Alerj


O deputado estadual Alexandre Knoploch (PL) deu voz de prisão, na manhã desta terça-feira (30), a Júlio Cesar de Oliveira Silva Rodrigues. Segundo o parlamentar, o homem entrou em contato afirmando ser produtor do programa Fantástico, da TV Globo, e disse que havia uma reportagem sobre a Fundação Ceperj em que o nome de Knoploch aparecia associado a irregularidades.

Já dentro do gabinete do deputado, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigues teria exigido R$ 10 mil para não incluir o parlamentar na suposta reportagem. Diante da situação, Knoploch decidiu agir, deu voz de prisão ao suspeito e o conduziu até a 5ª DP (Gomes Freire), no Centro do Rio, para registrar a ocorrência.


A Polícia Civil confirmou que o suspeito tem três registros de ocorrência anteriores por extorsão. Após a formalização do flagrante, Rodrigues deverá ser encaminhado para a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica. As investigações vão apurar se ele agiu sozinho ou com apoio de terceiros, já que há indícios de reincidência em abordagens contra políticos.

Outros políticos como alvo

O caso não foi isolado. O deputado Giovani Ratinho (Solidariedade) relatou que seu filho, o vereador de São João de Meriti, Ratinho Júnior (Solidariedade), também foi vítima de Rodrigues, que teria tentado extorquir R$ 300 mil. Outro político que relatou ter enfrentado problemas semelhantes foi o ex-deputado estadual Paulo Mello.

As denúncias reforçam a suspeita de que Rodrigues vinha se aproximando de autoridades e tentar obter vantagens financeiras por meio de ameaças ligadas a supostas reportagens.