O deputado estadual Marcelo Santos (União-ES), presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), passou a liderar o Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do país.
Ele substitui o deputado Bruno Peixoto (GO), que havia assumido o posto nos seis primeiros meses de 2025, conforme acordo firmado durante a 27ª Conferência Nacional da Unale, realizada em 2024, no Rio de Janeiro.
Formado em Administração e Direito, com pós-graduação em Direito Político, destaca que a nova função é uma oportunidade de articular consensos diante da pluralidade e diferentes realidades regionais.
“Nosso desafio é transformar a diversidade de opiniões em decisões que tragam resultados concretos para a população. Levo para esse espaço a mesma prática de diálogo que venho adotando na Assembleia do Espírito Santo. Estou preparado e confiante”, afirmou.
Quem é Marcelo Santos?
Parlamentar em seu sexto mandato consecutivo, Marcelo construiu sua trajetória política a partir da Câmara de Vereadores de Cariacica (1996-2000).
Político conectado com a vida real dos cidadãos capixabas, tem forte presença em todas as regiões capixabas. Seu nome chegou a ser ventilado como candidato ao governo em 2026, mas optou por alinhar com o governador Renato Casagrande o apoio à candidatura do vice Ricardo Ferraço.
Já em seu segundo mandato como presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Marcelo decidiu buscar novos desafios e confirma que disputará uma cadeira na Câmara Federal.
Experiente e totalmente ligado às tendências do mercado político e das novas formas de se comunicar, Marcelo Santos tem também grande habilidade nos bastidores da política. É reconhecido pela facilidade em dialogar, mediar temas sensíveis e até unir desafetos. Não será surpresa se vencer em 2026 e assumir papel de destaque na mesa diretora da Câmara Federal.