A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) lançou nesta quarta-feira (17/09) o portal do seu novo Centro de Documentação e Memória Legislativa (CDML), que visa ao resgate histórico do acervo da Alerj. Com funcionalidade de busca avançada, o site oferece aos usuários uma interface segura e intuitiva, por meio do qual a população pode acessar documentos, grande parte deles raros, através de uma moderna tecnologia de digitalização. A página possibilita, ainda, acessibilidade ao contemplar um botão localizado na sua home que permite a leitura das matérias e das informações por meio da linguagem de libras.
Esse novo portal foi pensado, produzido e implementado numa parceria da Assembleia com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fundação São Francisco de Assis (FSFA) e Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB). Com ele, a Alerj busca a preservação da herança cultural e política de seus documentos históricos guardados nos setores de Arquivo e na sua Biblioteca. Além disso, a documentação audiovisual disponibilizada possibilita ao internauta acessar não apenas o acervo da Casa, mas compartilhar os documentos.
“O CDML é um marco na história da Alerj, porque vem modernizar a gestão documental da Casa, possibilitando o resgate e a restauração desse acervo raro e centenário da Assembleia. Trata-se de um legado que transcende a preservação, pois oferece acima de tudo um canal de conhecimento, pesquisa, educação e cidadania participativa, estabelecendo um padrão de transparência e inovação. Esse Centro de Documentação que estamos lançando permite a ponte do passado com o presente e o futuro”, disse o presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (União).
Preservação e organização
A criação do CDML pela Alerj objetiva a preservação e a organização da memória institucional da Casa, a fim de mantê-la viva e acessível; bem como promove a conservação e restauração do acervo. O novo site disponibiliza os documentos legislativos históricos e contemporâneos para pesquisa, banco de dados atualizado, e acesso facilitado a todas as informações legislativas de interesse público.
O portal também contempla processos de sustentabilidade com estratégias de preservação física e digital de documentos, reduzindo impactos ambientais. O processo de implementação, por exemplo, utilizou métodos de segurança para o manuseio, preservação e recuperação documental da Casa.
Além disso, os documentos históricos da Alerj contam com certificação digital, o que garante o processo de preservação e integridade dos arquivos.
A digitalização e a conservação desse acervo deixam como legado a certeza de que futuras gerações tenham acesso a documentos legislativos e históricos de grande relevância, tornando a Alerj uma instituição ainda mais transparente, acessível e engajada com a sociedade.
Acervo da Alerj
O acervo da Alerj conta com coleções das esferas Federal, Estadual e Municipal, os Anais da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, do Congresso Nacional, da Prefeitura do Distrito Federal (até 1960), da Assembleia Legislativa do Estado da Guanabara (até 1975) e do Estado do Rio de Janeiro (de 1975 aos dias atuais). Podem ser conferidos também a coleção das Leis do Brasil e processos legislativos desde o período imperial até hoje.