terça-feira, 23 de setembro de 2025

Licitação para programação cultural do Natal Imperial 2025 e 2026 está aberta


A Prefeitura de Petrópolis divulgou, no Portal da Transparência, a abertura do edital para a realização da licitação que visa contratar empresa especializada para realizar a captação de recursos para a programação cultural, decoração e estrutura do Natal Imperial 2025 e 2026. Os eventos serão realizados de 28 de novembro até 4 de janeiro de 2026 e de 27 de novembro de 2026 a 3 de janeiro de 2027.

O prazo para o envio das propostas abriu nesta segunda-feira (22) e segue até dia 14 de outubro às 09h. O pregão será realizado de forma online no Portal do Bolsa de Licitações - BLL ( www.bll.org.br ).

O valor inicial é de R$ 50 mil e vencerá a empresa que oferecer o maior lance. A contratação é de 15 meses a partir da assinatura do contrato, podendo ser prorrogado. Poderão participar todas as empresas ou sociedades, regularmente estabelecidas no País, que sejam especializadas, credenciadas e que satisfaçam todas as exigências, especificações e normas contidas no Edital ( www.petropolis.rj.gov.br/transparencia ).

Além disso, devem apresentar toda a documentação para respectivo cadastramento junto à Bolsa de Licitações e Leilões do Brasil - BLL.


Responsabilidades

A vencedora arcará com os cachês das atrações culturais, taxas, diárias, hospedagens, transportes e alimentação de artistas e equipes, bem como todas as demais despesas. Também será responsável pela estrutura de produção (palcos, sonorização, iluminação, camarins etc.)

Programação

Nestes anos, o Natal Imperial voltará a ser expandido ocorrendo no Palácio de Cristal, Praça da Liberdade, Praça Visconde de Mauá, Praça da Inconfidência, Rua do Imperador, Centro de Cultura Raul de Leoni, Centro de Cultura Estação de Nogueira, Centro de Cultura Estação de Pedro do Rio, Centro Cultural de Cascatinha, Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava e C.E.U. Praça Corta Rio, na Posse.

No ano passado, a programação foi reduzida por conta da queda na arrecadação do ICMS tendo o Palácio de Cristal recebido as principais atrações culturais e a decoração natalina.

Investimento

O Instituto Municipal de Cultura (IMC) estima que o valor total gasto por cada evento será de R$ 1,8 milhão.

“O evento une toda a sociedade no sentido de fomentar o desenvolvimento cultural, econômico e social no município. Como uma grande iniciativa para o fomento e consolidação da cidade como destino cultural e turístico, o evento já se tornou um dos maiores da categoria no país. Tendo em vista o cenário econômico nacional e local, assim como o cenário relacionado à atividade de produção de eventos, entende-se que a abertura deste procedimento licitatório para produção e realização deste grande evento, trará economicidade aos cofres públicos na medida em que será garantida presteza na produção e execução de toda a programação do Natal Imperial. Desta forma, o evento estará fomentando diretamente o fortalecimento da cadeia produtiva da cultura e turística de nossa cidade”, justificou a Prefeitura no edital.