segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Museu Histórico de Campos com programação pela 19ª Primavera dos Museus


Foto: Ralph Braz |  Pense Diferente

O Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG), administrado pela Prefeitura de Campos via Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), participa da 19ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

As atividades terão como base palestras de temas que fazem ligação direta com a exposição “Entre Ossos e Urnas”, em cartaz no Museu, oferecida pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ), por meio do edital “Nossos Museus RJ”.


PALESTRAS — Nesta quarta-feira (24), às 19h, o MHCG receberá a palestra “Os Sítios Arqueológicos do Norte Fluminense”, ministrada pelo historiador e ambientalista Arthur Soffiati, propondo um mergulho interdisciplinar entre a arqueologia, a memória e a história ambiental da região. No próximo dia 30, também às 14h, a professora e pesquisadora Sylvia Paes ministrará a palestra “Nossos Indígenas”. Os encontros acontecerão no Auditório Maria Helena Gomes.

EXPOSIÇÃO — A mostra “Entre Ossos e Urnas” convida o público a explorar vestígios arqueológicos que revelam práticas funerárias e modos de vida de povos que habitaram o Norte Fluminense em tempos remotos. Reunindo réplicas, objetos, painéis explicativos e recursos interativos, a exposição propõe uma experiência educativa e sensível sobre memória, ancestralidade e território.

AÇÃO EDUCATIVA — A atividade “Um Dia de Arqueólogo no MHCG” oferece vivência lúdica e interativa sobre o trabalho arqueológico. Com a orientação da equipe educativa, crianças e adultos participam de atividades práticas que simulam escavações, análises e montagens de peças, compreendendo como a ciência arqueológica contribui para preservar a memória e a história.

“Nosso compromisso é transformar memória em experiência viva, acessível e significativa para toda a comunidade. A Primavera dos Museus nos oferta essa oportunidade. Esperamos pela comunidade em nossa programação”, destaca a coordenadora dos Museus Municipais, Graziela Escocard.