(Fotos: divulgação) |
Estudantes de São João da Barra participaram no último sábado, 11, na sede do Instituto Brasileiro de Matemática Aplicada (IMPA), da cerimônia de premiação da Olimpíada de Matemática do Estado do Rio de Janeiro (OMERJ). Eles receberam, de acordo com cada nível (Júnior, 1,2 e geral), duas medalhas de ouro, duas de prata, seis de bronze, além de 15 menções honrosas.
A competição ocorreu entre escolas públicas e particulares. “A premiação é, em termos, relevante para o aluno e todos aqueles comprometidos com a educação, porém os valores inseridos neste contexto, como disciplina, dedicação e responsabilidade são primordiais para o êxito em todas as áreas de suas vidas no futuro”, ressaltou o secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, que acompanhou os alunos ao evento.
A OMERJ tem a finalidade de contribuir para a melhoria do ensino de Matemática, além de descobrir jovens talentos com aptidões para ciências matemáticas, incentivar a carreira de pesquisa, dentre outros.
Os alunos da rede pública de São João da Barra receberam elogios pelo resultado na competição. “Parabéns aos estudantes sanjoanenses! Onde tem trabalho tem resultado”, disse o coordenador geral da OMERJ, Carlos Frederico Palmeira, destacando o trabalho da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) nas escolas que integram o projeto e proporcionam aulas no contraturno, preparando os alunos para as olimpíadas estadual e nacional.
De acordo com os coordenadores pedagógicos de Matemática, Márcio Porfírio e Juliana Amaral, a ideia é aumentar o número de escolas que integram o projeto, hoje no total de seis. “Estamos satisfeitos com este resultado, mas queremos fomentar a sementinha da Matemática em todos”, disseram.
Um incentivo aos colegas estudantes é a determinação da Lorrayne Ribeiro, 13 anos, representante da escola Domingos Fernandes da Costa (Dofec), que recebeu duas medalhas (ouro e bronze). “Eu amo estudar Matemática, e também amo dançar. O resultado desta competição prova que, quando a gente ama o que faz, pode fazer tudo, sem prejudicar os estudos”, frisou a aluna, que já sonha com a Olimpíada Nacional de Matemática.
Outra campeã (ouro e bronze) Jeniffer Ribeiro, da escola Chrisanto Henrique de Souza, destacou a felicidade por representar São João da Barra e a parceria com a professora Enilda Bastos, e os pais, Flávia e Assis Barreto, grandes incentivadores em sua trajetória educacional.
Diretores/representantes e professores das escolas Chrisanto Henrique de Souza, José Alves Barreto, Elysio de Magalhães, Amaro de Souza Paes e Domingos Fernandes da Costa, além de pais de alunos prestigiaram a cerimônia.
A expectativa agora é a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). De acordo com o calendário oficial, a lista de medalhistas será divulgada em 21 de novembro.
Fonte: Secom PMSJB