quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Mostra Pedagógica do Acelera em São João da Barra


Escolas da rede municipal de ensino de São João da Barra, que integram o programa Acelera, estão realizando uma Mostra Pedagógica. A finalidade é apresentar à comunidade, pais de alunos e responsáveis os projetos que vem sendo desenvolvidos durante o semestre letivo.

Na terça-feira, 13, no Ciep 265- Municipalizado Gladys Teixeira, os alunos e professores do Acelera apresentaram sua Mostra a partir do tema trabalhado: “Centenário de Nelson Mandela – o africano de todas as cores”.

Durante o evento, houve exposição de trabalhos com base em subtemas como valores, desigualdade e preconceito; apresentação de cadernos de leitura com material reciclado, confeccionado pelos próprios alunos, além de mostra de brinquedos pedagógicos que os alunos construíram em sala de aula, como totó, jogo da velha, dominó, e biboquê.

- Prefiro as aulas práticas porque, quando confeccionamos nosso material de estudo, fica muito mais fácil aprender qualquer tema - disse Tainara Nunes, aluna da turma A3, da professora Ingrid Araújo.

A Mostra Pedagógica também contou com o projeto ‘Acelera fashion week’, com desfile de alunos e funcionários caracterizados, a partir do tema, Mandela, e a participação da equipe do EcoModa do projeto Protetores dos Parques, apresentando vestimentas confeccionadas a partir do reaproveitamento de retalhos, tecidos, jeans usado e outros materiais.

“Nossa mostra foi realizada a partir de um tema rico, e os alunos puderam adquirir novas experiências de aprendizagem. Acreditamos que a escola é um canal para transformar, para ter outro olhar, através dos livros, da pesquisa. É uma oportunidade de inovar na forma de ensinar e aprender”, frisou a professora Flávia Emiliano.

A Mostra Pedagógica do Acelera também ocorreu na manhã de terça na escola Luiz Délio Mendonça, em Campo de Areia, e teve como tema a diversidade cultural e respeito às diferenças. O encontro contou com a participação do secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, e coordenadores da Semec.

A Mostra Pedagógica também já ocorreu na escola Domingos Fernandes da Costa, que trabalhou de forma interdisciplinar temas como valores e cultura afro. Também foi destaque a exposição do desenho do aluno Arissom Garcia, da turma A2.4 (Acelera), vencedor na categoria desenho livre do I Encontro Cultural e II Festival de Talentos do IFF.

A escola Elysio de Magalhães também fez a apresentação, que reuniu alunos e comunidade e tratou de temas como: valores, meio ambiente, drogas, Qualidade de vida, aulas de campo.

A Mostra Pedagógica do Acelera prossegue no dia 26, das 10h às 14 h, na escola Evanir Gaia, em Grussaí; Amaro de Souza Paes, no dia 27, às 14h; Dr. Newton Alves, às 13h30; e Dionélia Gonçalves dos Santos, no dia 30, às 15h.

- Todas as mostras pedagógicas desenvolvidas pelas escolas só confirmam a proposta do Acelera, que é dar oportunidade aos alunos que estavam desinteressados pelos estudos. Vermos esses alunos participando ativamente, produzindo suas atividades, e pensando no futuro, é muito gratificante - ressaltaram as coordenadoras do programa, Rejane Soares e Dulcileia Mota.







Fonte: Secom PMSJB