(Foto: divulgação) |
A Secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra (Semec), por meio da Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental I, realizou na terça e na quarta-feira, o curso de formação intitulado: Construção Coletiva do Currículo 2019. O encontro, no auditório da Semec, reuniu cerca de 160 profissionais, entre professores e pedagogos das 23 unidades de Ensino do Fundamental I (1º ao 5º ano).
Em 2019, os currículos passarão por adequações, tendo como referencial a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), sendo assim, a Coordenação disponibilizou nas escolas, nos meses de outubro e novembro, os objetos de conhecimento e as habilidades de cada Componente Curricular ofertados pela BNCC, visando a análise e discussões por professores e técnicos.
A partir desse contexto, a formação desta semana teve o intuito de apresentar as sugestões para cada componente curricular e, assim, construírem juntos o Currículo do Ensino Fundamental I da rede municipal.
- A construção democrática do currículo é de extrema relevância para o planejamento dos conteúdos ofertados em sala. O professor convive diariamente com os alunos, desta forma, sabe direcionar os temas que deverão ser abordados de acordo com o nível e a realidade da turma - frisou a professora Monique Salles, da escola Dionélia Gonçalves dos Santos, que ainda destacou como positiva a abertura da Semec para que haja a troca e o currículo não venha como algo pronto, apenas para ser colocado em prática.
A partir desse encontro, a Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental I fará a sistematização das propostas apresentadas pelos profissionais que darão origem ao novo Currículo, que será utilizado nas salas de aula a partir de 2019.
"Entendemos que toda mudança requer ajustes, análise aprofundada, discussão coletiva e estudo. Por esse motivo, contamos com a parceria dos professores, técnicos e gestores, para que possamos construir as diretrizes curriculares pedagógicas que nortearão a rede municipal de ensino nos próximos anos. Afinal, sem a troca com os nossos pares e participação efetiva de todos os profissionais da Educação, não conseguiremos alcançar a qualidade que tanto almejamos”, pontuaram as coordenadoras Érika Alves e Wanessa Villela.
A formação contou com a presença do secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, que falou do processo de aperfeiçoamento dos saberes, visando a qualidade do ensino em sala de aula, e a construção de aprendizagens significativas. “Venho falando que a Educação se constrói a várias mãos, que é um processo democrático e é o que estamos fazendo aqui, em prol do coletivo, que são os nossos alunos”, finalizou.
Fonte: Secom PMSJB