(Foto: divulgação) |
Com o objetivo de trazer dignidade e melhores condições de vida a quem em alguns casos por opção vive em situação de rua nos diversos bairros da cidade. O grupo católico Ágape criou o banho solidário móvel, uma espécie de cabine de banho que permite até duas pessoas utilizarem ao mesmo tempo o espaço. A princípio a ideia é rodar alguns dias da semana pela cidade e parar em locais estratégicos e de concentração onde o morador que precisa de assistência possa ser atendido.
O fundador e coordenador da Missão Católica Ágape Marco Antonio Dutra, conhecido popularmente como Marquinho, é o responsável pelo projeto que conta ainda com a ajuda de voluntários.
- A ideia do banho solidário nasceu há dois anos atrás, quando Deus colocou isso no meu coração para zelar pela nossa cidade. Sempre vemos tantas pessoas fazendo o bem para esse pessoal levando roupas, distribuindo sopas, mas nós queríamos um trabalho mais completo. Então a partir da saí surgiu o banho solidário, que já até existe em outro estados, mas é inédito na cidade. Não vamos levar somente o banho, o morador terá a oportunidade de fazer a barba, cortar o trabalho e trocar de roupa - falou.
O coordenador explicou que através de muito trabalho como a venda de rifas, festivais na igreja e com a ajuda de doações conseguiu construir a estrutura montada em uma carretinha que consiste de banho com chuveiro quente a gás pressurizado e possui iluminação própria.
- Não tínhamos dinheiro e nem condição mínima, somente a ideia e o projeto. Conseguimos lançar essa ideia e algumas famílias e empresários nos ajudaram fazendo doações. Quanto a construção dela, o orçamento ficou em R$ 16 mil reais, então fizemos também rifas, almoços e festivais de pastel e o hoje graças à Deus o projeto está concretizado - disse.
Marquinhos informou ainda que a equipe Ágape está presente em todos sítios do projeto do querido e hoje falecido Padre Quinha, onde a estrutura também será levada.
- Nosso missão também trabalha também dentro dos sítios criados pelo saudados Padre Quinha, as oficinas de Jesus que são os sítios de recuperação da dependência química. Sabemos que boa parte das pessoas que estão na rua tem algum vício como drogas ou álcool. Para os que tem vícios vamos encaminhá-los para os sítios e quem tiver o desejo de voltar para sua cidade de origem vamos dar auxilia-los nesse retorno - contou.
O banho foi inaugurado com uma missa na última quarta-feira (14) e estará hoje na ação social em frente a Igreja do Rosário, localizada na Praça da Inconfidência, no Centro, para comemorar o Dia do Pobre no dia 18 de novembro. Mas a ideia é percorrer em alguns dias da semana pelos bairros de Petrópolis.
- Nosso trabalho principal é resgatar a dignidade dessas pessoas porque elas já perderam, auxiliando no retorno para casa e na recuperação do vício. O dia que estivermos na rua, faremos também o atendimento espiritual, para saber por qual razão aquela a pessoa está vivendo nas ruas - explicou o fundador.
O projeto precisa de doações como toalhas de banho, aparelhos de barbear, sabonete e outros itens de higiene pessoal. Para mais informações ou contato é só procurar as redes sociais da Missão Católica Ágape ou através do número (24) 99277-7813.
Fonte: Diário de Petrópolis