A Prefeitura de Campos, através da Secretaria municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta terça-feira (27), no Hospital Beneficência Portuguesa, um mutirão de cirurgias de catarata para atender a demanda reprimida de 2018. No total, serão realizados 400 olhos. Desses, 200 serão operados em novembro e dezembro e os outros 200, no mês de janeiro. A Beneficência é a unidade contratualizada para esta especialidade.
A secretária de Saúde, Fabiana Catalani, ressaltou que farão as cirurgias os pacientes que já estão com exames em andamento. "Esta é uma iniciativa do prefeito Rafael Diniz, preocupado com a quantidade de pacientes que necessitam da cirurgia para melhorar a qualidade visual. Estamos conseguindo viabilizar esses procedimentos devido a emendas parlamentares, liberadas para desenvolvermos ações em saúde como esta", destacou a secretária de Saúde.
Segundo a oftalmologista e coordenadora da alta complexidade do setor, Eliane Brasil, outros quatro médicos compõem a equipe das cirurgias, que serão realizadas de segunda à sexta-feira no Hospital da Beneficência Portuguesa.
— Estamos realizando as cirurgias daqueles pacientes que já estão com encaminhamento cirúrgico do SUS e que foram regulados pelo Núcleo. Nossa equipe está utilizando uma técnica moderna sem pontos, de facoemulsificação — explicou a médica, enquanto terminava a cirurgia da paciente Edna Maria Rosa Vianna, uma das primeiras operadas e que aguardava pelo procedimento há quatro meses.
De acordo com a diretora do Núcleo, Flávia Batista, o município conta com uma espera de aproximadamente 350 pacientes para a realização da cirurgia de catarata. "Com esse mutirão, esperamos acabar com essa demanda reprimida de 2018 e realizar cirurgias em novos pacientes e retornar o fluxo normal", explica Flávia Batista.
Fonte: Supcom