(Foto: Terceira Via) |
Falta apenas um mês para o Natal, mas, observando a cidade de Campos, não é possível perceber a proximidade dessa data tão popular quanto esperada. Isso porque, mais uma vez, as ruas da área central e os prédios públicos não receberam a tradicional decoração natalina. A Praça do Santíssimo Salvador, por exemplo, que durante parte considerável da história do município esteve repleta de luzes e cores nesse mesmo período, hoje permanece com a aparência dos outros dias do ano.
Em outubro deste ano, a equipe de reportagem do Jornal procurou a Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes por e-mail e questionou quanto aos preparativos para essa data que é tão importante para o comércio. Sabe-se que a decoração natalina funciona também como uma maneira de lembrar a população que a época de presentear e ser presenteado está próximo, o que, em tese, estimularia as compras. Contudo, na ocasião, a Superintendência de Comunicação Social se limitou a responder que “o projeto está em discussão”.
Nos dias 15 e 22 de novembro, a reportagem voltou a questionar a prefeitura sobre a decoração, no entanto não obteve resposta. Isso desanimou a comerciante Eloísa Gomes, proprietária de uma loja de utilidades situada no Centro de Campos. Ela, que tem uma filha de seis anos, esperava ver as ruas decoradas não somente na esperança de as vendas aumentarem, mas também para levar a pequena para passear e ver as “luzes de Natal”.
“Penso que observar as ruas iluminadas e com as cores vermelho e branco, ajudam a gente a entrar no clima e, para as crianças, isso é ainda mais evidente. De certa forma, minha filha ficará sem entender a ‘magia’ dessa época porque, infelizmente, não há nada na cidade que chame a atenção dela para esse fato”, concluiu.
(Palácio de Cristal em Petrópolis) |
NO CLIMA DE NATAL
Municípios como Petrópolis e São João da Barra , diferente de Campos inventem "pesado"na programação, em decoração natalina, desde paradas, casa de Papai Noel, Iluminação, pontos turísticos transformados em cenários, pois sabem a importância para os municípios, tanto para o Turismo, quanto o comércio, gerando empregos diretos e indiretos.
PETRÓPOLIS
A prefeitura tem certeza de que tanto os petropoloitanos quanto os turistas vão adorar as novidades de 2018. A iluminação está entre as ações mais aguardadas para este Natal.
O serviço vai gerar mais de 600 empregos, sendo 350 diretos, com 250 profissionais contratados para a montagem nas ruas e mais de 100 pessoas envolvidas no preparo das peças. O trabalho está sendo feito tanto no período da noite quanto durante o dia e com o máximo cuidado para não causar nenhum tipo de efeito no trânsito, por exemplo. O Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) vai acompanhar o trabalho da empresa responsável pela montagem até o final.
SÃO JOÃO DA BARRA
A Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho e a Praça São João Batista, na cidade de São João da Barra, recebem ornamentação para as celebrações natalinas. A programação, elaborada pela Prefeitura, contempla eventos variados, prosseguindo até a noite do dia 25.
A chegada de Papai Noel, um dos momentos mais esperados do período natalino, acontece, no Cais do Imperador.
No decorrer da programação, eventos culturais movimentarão o Cine Teatro São João e a Praça São João Batista. No final de semana e feriado de Natal, prosseguem as celebrações com Parada de Natal, missa, apresentação do Coral Municipal.
Fonte: Terceira Via | Blog Pense Diferente