(Foto: divulgação) |
Sebrae e Prefeitura de São João da Barra promoveram, gratuitamente, a oficina de Finanças Pessoais, na quarta-feira, 21, na Sala do Empreendedor. A ação integra a Semana Global de Empreendedorismo e a Semana Nacional de Crédito e teve por objetivo despertar nos participantes os cuidados necessários para administrar e controlar as finanças, tanto as de casa quanto as de um empreendimento, para que não haja essa mistura e consequentemente uma desorganização.
Entre os temas abordados na oficina estavam: importância da finança pessoal; educação financeira; orçamento doméstico; perigo do consumismo; endividamento; relacionamento que as pessoas têm com o dinheiro; poupança e como cuidar da renda da família – percentuais que devem ser utilizados e como poupar dinheiro pensando no futuro e em outras emergências que podem surgir.
“Com o endividamento e a falta de cuidado na administração dos recursos financeiros, a vida das pessoas são afetadas diretamente, ocasionando o não crescimento e o não desenvolvimento financeiro, podendo até influenciar nas condições de saúde, por conta da preocupação de como se livrar das dívidas”, explicou a consultora de Finanças do Sebrae, Ana Paula Caputo.
Cuidar das finanças pessoais, de acordo com Ana Paula, às vezes é mais fácil por conta do salário certo no fim do mês. Portanto, em relação ao negócio, o cuidado tem que ser redobrado, pois o empreendimento é a fonte de renda. “É preciso saber cuidar das finanças do negócio, e também das pessoais, para que elas não acabem impactando negativamente o negócio”, completou a consultora.
“Estamos atendendo uma demanda dos sanjoanenses, já que era uma dúvida como fazer para controlar a renda; separar o dinheiro pessoal do dinheiro da empresa ou, se em casa não está dando para pagar as contas, o que pode ser feito para diminuir gastos”, disse o analista do Sebrae, Fabrinio Peçanha.
Uma das participantes foi a presidente da Associação dos Ambulantes de São João da Barra, Ângela Amaral. “A oficina foi excelente e produtiva, oferecendo dicas de como se proceder para diminuir gastos e aumentar os lucros. Como fazer para administrar os gastos da casa e do comércio, como investir para o verão, e esclarecer sobre disponibilidade de linha de crédito que está disponível”, declarou Ângela.
Já a artesã Denise Gregório ficou entusiasmada com a oficina e solicitou aos representantes do Sebrae a realização de mais uma oficina no município, para que outras pessoas tenham acesso aos conhecimentos adquiridos por ela.
As próximas ações serão na cidade de Campos dos Goytacazes, através de consultorias individuais gratuitas. Nelas, as pessoas podem saber de uma forma mais personalizada a questão das finanças. Haverá também rodadas de conversas com representantes dos bancos que operam na região. O agendamento para segunda, terça ou quarta-feira, da próxima semana pode ser feito pelo telefone do escritório do Sebrae, (22) 2723-2429.
Fonte: Secom PMSJB