(Foto: divulgação) |
Com a finalidade de garantir o ordenamento da orla, o cumprimento das leis ambientais e do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Prefeitura de São João da Barra, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos, de Transportes e Trânsito, e de Ordem Pública, iniciou no final de semana o projeto Orla Segura-2018, em frente o Polo Gastronômico, na avenida Atlântica, em Grussaí.
Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Grupamento Ambiental, setor de Postura e Fiscalização, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) participaram da panfletagem educativa sobre a proibição do trânsito de veículos na faixa de praia e outras questões ambientais.
A subsecretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Joice Pedra, relatou a importância do projeto para sensibilizar a população através da educação ambiental e orientação do correto uso da faixa de areia visando proteger e equilibrar o ecossistema e as espécies da fauna e da flora, existentes entre o Pontal de Atafona e a praia do Açu.
“Além do trabalho de panfletagem de educação ambiental, estamos atuando com o projeto Férias Ambiental, onde são realizadas palestras educativas e soltura de filhotes de tartarugas marinhas em parceria com o Porto do Açu e o projeto Tamar, em pontos estratégicos da orla”, disse Joice, informando que as ações incluem, também, bloqueio físico nas possíveis entradas de veículos identificadas na faixa de areia e colocação de placas educativas.
A Guarda Civil e o Grupamento Ambiental estão auxiliando a execução do projeto com ações preventivas, coercitivas, sanções administrativas e penais. “Com a chegada dos quadricíclos as ações de fiscalização serão intensificadas facilitando a aplicação das leis, tendo em vista que é proibido o trânsito de veículos na faixa de praia”, alertou o comandante da Guarda Civil Municipal, Marcelo Reis, enfocando que essas medidas proporcionarão maior segurança para os frequentadores da orla.
O Demutran está colaborando através do trabalho de educação no trânsito e controle de tráfego de veículos e pessoas. A Defesa Civil, proporcionando banho de mar para os cadeirantes, e disponibilizando salva vida para os banhistas em diversos pontos da orla. Já o setor de Postura e Fiscalização, atuando em ocupações desordenadas.