segunda-feira, 28 de agosto de 2017

SJB: contratação de mão e obra local para o Porto do Açu

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Dentro da política direcionada à empregabilidade, a Prefeitura de São João da Barra comemora mais um avanço a partir da assinatura, no Gabinete da prefeita Carla Machado, no último dia 23, de um convênio entre a cooperativa Cooperlog e o Porto do Açu. Por intermédio da Secretaria Municipal de Planejamento, que fez o elo entre as partes, 40 profissionais passam a atuar no transbordo de cargas dentro empreendimento.

De acordo com o presidente Alberto Pereira Chagas, a proposta da cooperativa, regularizada em junho de 2015 e com atuação a partir de novembro de 2016, é focar na mão de obra local e a Prefeitura é uma aliada nessa busca por oportunidades, já que vem concentrando esforços para que sejam priorizados trabalhadores sanjoanenses nas firmas instaladas no Município.

“Hoje somos 23 cooperados, todos proprietários dos veículos de trabalho. Mas a geração de empregos na prestação do nosso serviço supera esse número, pois temos que contratar motoristas e encarregados. No caso específico do convênio com o Porto, foram 40 empregados”, explicou Alberto, ressaltando a conexão com o Balcão De Empregos, desenvolvido pela Superintendência Municipal de Trabalho e Renda, para o acesso da cooperativa a currículos e contratação de funcionários. 

De acordo com o subsecretário municipal de Planejamento, José Carlos Chagas, a empresa apresentou o planejamento de investimento e o poder público municipal intermediou desde o cadastramento da cooperativa à inclusão no sistema. 

“Em um ato posterior a essa primeira função no transbordo de carga dos navios dentro do Porto, a cooperativa deverá passar a atuar, também, no transporte rodoviário da carga para o terminal na região metropolitana do Rio de Janeiro, aumentando ainda mais a renda dos cooperativados e gerando uma receita de ISS considerável para o município”, comentou José Carlos, que atua também na área de Desenvolvimento Econômico dentro da administração municipal.

A prefeita Carla Machado, afirma que essa é mais uma oportunidade abraçada pelos sanjoanenses. “São chefes de famílias que poderão demonstrar sua capacidade e profissionalismo. Agradecemos à empresa, na pessoa do Doutor Caio Cunha, por mais essa parceria”.

Também estavam presentes no ato de assinatura do convênio entre a Cooperlog e o Porto do Açu o vice-prefeito, Alexandre, Rosa, o superintendente de Trabalho e Renda, Marcelino Souza, e integrantes da cooperativa.







Fonte: Secom PMSJB