terça-feira, 8 de agosto de 2017

Convênio: recuperação de sistema de comportas de canais

(Foto: Rogério Azevedo | Secom PMCG)
São João da Barra esteve representado por integrantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente na solenidade de lançamento, no auditório da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, do projeto de recuperação do sistema de comportas de canais da baixada campista. Orçado em 1,7 milhão, o trabalho de recuperação das comportas será iniciado em breve e terá prazo para de 30 meses para operação e manutenção de todo o sistema.

Viabilizado por meio de contrapartida ambiental junto ao Porto do Açu pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o projeto teve contrato assinado entre representantes da Prumo Logística, que desenvolve e opera o Porto do Açu, e a empresa executora.

O projeto consiste na recuperação, operação e manutenção das 15 comportas e prevê a remoção de vegetação flutuante em áreas estratégicas. O sistema de canais possui importância no controle hidrográfico da região, com influência direta nos municípios São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Quissamã e Campos dos Goytacazes.

De acordo com a Secretaria de Estado do Ambiente, “por serem automatizadas e mais sensíveis a condições de intempéries, os sistemas de comportas necessitam de manutenção urgente e revisão geral, já que algumas não estão funcionando”. A operação será coordenada pelo Inea Regional, com apoio do Comitê do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana.

"A manutenção e limpeza das comportas dos canais, que inclui a comporta de Barcelos, irá proporcionar maior controle hídrico,assim como melhoria da qualidade da água, através da remoção da vegetação flutuante que afeta diretamente a operacionalidade das comportas, beneficiando os agricultores e pescadores da região do 5º e 6º distritos, que utilizam a água dos canais para a realização de suas atividades econômicas e sobrevivência, além de garantir o equilíbrio ambiental”, disse o secretário de Meio Ambiente de São João da Barra, Alex Firme.

“Para nós é muito importante fazer parte da solução de um problema que é uma batalha antiga da região Norte Fluminense. Temos uma satisfação muito grande em participar deste projeto, resultado da parceria entre o poder público e o setor privado. Trata-se de uma iniciativa de relevância econômica, social, ambiental e de segurança para toda a região”, afirmou Vicente Habib, gerente de Sustentabilidade da Prumo Logística.

Participaram da solenidade representantes da SEA, do Inea, dos municípios envolvidos, membros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba e Itabapoana, os deputados Estaduais André Corrêa, Geraldo Pudim, João Peixoto, demais autoridades e diretores da Prumo. Além do secretário de Meio Ambiente, Alex Firme, representaram São João da Barra a subsecretária Joiciara Pedra e a coordenadora e Meio Ambiente, Marcelle Terra.







Fonte: Secom PMSJB