quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Carla Machado vem buscando apoio de autoridades para solucionar o avanço do mar em Atafona

(Foto: Divulgação)
A prefeita Carla Machado continua articulando apoio na busca por recursos para pôr em prática medidas de contenção do avanço do mar em Atafona, distrito de São João da Barra. Em um espaço de dois dias, ele esteve na área do Pontal com representantes da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), respectivamente a deputada federal Cristiane Brasil e o deputado estadual André Corrêa.

No sábado, 5 de agosto, a deputada e a prefeita conversaram com empresários do setor pesqueiro sobre o processo de assoreamento na foz do Rio Paraíba do Sul, ocasionando grandes prejuízos para a pesca, principal atividade econômica do distrito e uma das principais do município. Após ver de perto a situação, a parlamentar confirmou apoio à luta pela contenção do mar e se colocou à disposição para tentar uma solução junto ao Governo Federal.

O deputado estadual ex-secretário de Estado do Ambiente, André Corrêa, esteve na segunda-feira, 7, em Atafona. Acompanhado do coordenador do Limpa Rio – programa estadual responsável pela manutenção e limpeza dos leitos e margens de córregos e rios –, Carlos Ramos, da prefeita Carla Machado e do secretário e Meio Ambiente e Serviços Públicos, Alex firme, ele testemunhou os problemas enfrentados pela classe pesqueira em decorrência avanço do mar, do assoreamento na foz do Paraíba e de canais que cortam o município.

– Reafirmo a urgência do apoio de União e Estado para solucionar o problema, que vem se agravando com o passar do tempo. Estamos mantendo contato com diversas autoridades e mostrando o sofrimento dos pescadores e a angústia vivida por moradores e frequentadores. Continuaremos nossa batalha, que só terá fim com um posicionamento das esferas superiores que possa pôr fim a esse pesadelo – destacou a prefeita, que decretou no dia 29 de julho Situação de Emergência em Atafona com base no avanço do mar.

Um abaixo-assinado pedindo soluções será enviado pelo Executivo sanjoanense aos Ministérios das Cidades, da Integração Nacional, Câmara dos Deputados, Senado Federal, Governo do Estado e Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Existe, ainda, uma intensa mobilização ao lado da população e de lideranças locais e regionais na busca por recursos e foi entregue pela prefeita Carla Machado o Anteprojeto elaborado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Nele são apresentadas soluções técnicas para a contenção do fenômeno, com valor estimado de aproximadamente R$ 180 milhões.




Fonte: Secom PMSJB