quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Câmara de Vereadores de Campos, aprova projeto "Adote uma praça"

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Em clima de paz, a Câmara de Vereadores de Campos aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (15), em primeiro turno, o projeto de lei do vereador Enock Amaral (PHS), denominado “Adote uma praça”, que tem como objetivo viabilizar parcerias entre Prefeitura e iniciativa privada para a manutenção de praças, jardins e canteiros no município. A Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) também esteve na pauta do Legislativo. No dia em que completou 24 anos, a Uenf recebeu moção de aplausos pelos parlamentares, que lembraram a situação calamitosa da instituição e propuseram uma ação em conjunto para tentar amenizar a crise vivida pelos servidores.

Enock destacou que, pelo projeto, o poder público continua com a administração das áreas. “O projeto ‘Adote uma praça” viabiliza a parceria entre o público e o privado em um momento em que o município vive grande dificuldade e reduzir custos é fundamental. O empreendimento é privado, mas o domínio continua sendo da Prefeitura. A administração e os termos do convênio serão feitos pelo Executivo”, disse o autor do projeto de lei, que ainda precisa passar por votação em segundo turno antes de ir à sanção do prefeito Rafael Diniz (PPS).

Vereador Enock Amaral / Antonio LeudoO projeto foi elogiado por vereadores da base governista e de oposição. Para Ozéias (PSDB), é uma oportunidade do município buscar alternativas junto às associações de moradores e à iniciativa privada. Líder do governo na Casa, Fred Machado (PPS), reafirmou a importância de parcerias. “Não podemos dispensar qualquer ajuda. Se fala muito em problemas, mas também precisamos trazer soluções. A crise é de todos nós”.

A crise da Uenf também esteve na pauta da Câmara. O presidente da Casa, Marcão Gomes (Rede), propôs moção de aplausos à universidade, aprovada por unanimidade, no dia em que completou 24 anos. Marcão lamentou a situação em que a instituição enfrenta. “A Uenf está entre as 16 melhores do país, tem 6 mil alunos e é inaceitável o abandono promovido pelo Governo do Estado”, declarou.
Linda Mara (PSC) também lamentou o momento e pediu para que os demais colegas se unissem para tratar do assunto. O presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Genásio (PSC), se colocou à disposição e também se disse favorável a uma união do Legislativo para tentar amenizar a crise dos servidores e estudantes.





Fonte: Folha da Manhã