terça-feira, 22 de agosto de 2017

Café Literário no Dia do Folclore em São João da Barra

(Foto: Divulgação | Secom SJB)
Em comemoração ao Dia do Folclore, o Centro Cultural Narcisa Amália realiza nesta terça-feira (22/08), às 19h, Café Literário com danças, declamações de poesias, cordel, lendas, entre outras atrações. Irão participar o grupo cultural Antônio Roberto Fernandes, a Academia Pedralva de Letras e Artes e o museólogo e historiador André Pinto.

Até o dia 31 de agosto, o espaço promove uma exposição retratando lendas do folclore brasileiro. A visitação é aberta ao público e tem início às 9 horas.

“È com prazer e - em nome da prefeita Carla Machado -, que convidamos os munícipes a participar desta linda homenagem ao folclore brasileiro. Preparamos a exposição com carinho, e teremos atrações voltadas às lendas locais e regionais, e a parceria com a Academia Pedralva que muito acrescentará a nossa cultura”, disse o gerente de Educação e Cultura, Alcimar Mello.

O folclore é a expressão da cultura de um povo e remete ao artesanato, brincadeiras, danças, histórias, músicas, provérbios, lendas, e esta é a proposta do Centro Cultural, dar visibilidade aos amantes da cultura aos trajes de figuras do carnaval, frevo, carroça com espantalho, sereia, divino espírito santo, saci, mulinha, pau de fitas, capoeira e outros.

Entre as contações de histórias que serão apresentadas, Alcimar Mello, desta a lenda “A noiva abandonada”, pouco conhecida pelo povo sanjoanense. “Reza a lenda que a noiva ia casar na igreja da Boa Morte e foi abandonada pelo noivo. Decepcionada, jogou-se, do alto da janela, suicidando-se. Com o passar dos tempos, pessoas disseram que a viram vagando na frente da igreja”, conta o gerente de Educação e Cultura, que afirmou ser importante trabalhar a oralidade e as crendices do povo, valorizando assim as tradições da cultura local.







Fonte: Secom PMSJB