terça-feira, 29 de agosto de 2017

Prefeitura de SJB participa do Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas

(Foto: Divulgação)
A Prefeitura de São João da Barra participa do V Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro (ECOB/RJ), na Casa da Cultura Câmara Torres, no centro histórico da cidade de Paraty, no Sul Fluminense. Iniciado na segunda-feira, 28, o evento termina na quarta-feira, 30. A organização é do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH) por meio da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP).

Da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, o secretário Alex Firme e a subsecretária Joiciara Pedra, além do coordenador de Defesa Civil, Adriano Assis, estão representando o município no Encontro, que promove a integração e a troca de experiências entre os comitês, fomentando o debate acerca de soluções pertinentes ao uso de recursos hídricos no estado do Rio de Janeiro.

"A participação de São João da Barra é importante para mostrar os problemas enfrentados pelo Município com o avanço do mar e o assoreamento do rio Paraíba do Sul, e suas possíveis soluções", declarou Alex Firme, que apresentará na quarta-feira uma palestra abordando o assunto.

Segundo Adriano Assis, encontro discutirá a Interface da Gestão Costeira com a Gestão de Recursos Hídricos; Relação da diminuição da vazão dos rios x avanço marinho/cunha salina; e Barragens, licenciamento e segurança hídrica.

"Haverá ainda apresentação de casos de sucesso na gestão das águas nas esferas pública e privada, visitas técnicas e encontros setoriais, além de Assembleia Geral do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas", acrescentou Adriano.

O ECOB/RJ vem se consolidando como ferramenta fundamental para levar ao conhecimento público as inovações acerca da gestão hídrica no estado, gerar relacionamentos e soluções público-privadas no que se refere à implementação de práticas mais sustentáveis no uso destes recursos.







Fonte: Ascom PMSJB