quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Seminário sobre aleitamento materno, Evento teve início em SJB

(Foto: Divulgação)
Agentes comunitários de saúde de São João da Barra participam do 1º Seminário de Capacitação em Aleitamento Materno, iniciado nesta quarta-feira e que prossegue no dia 10 de agosto, no auditório municipal, das 13h30 às 15h30, com objetivo de conscientizar da importância da promoção e proteção do aleitamento materno. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, engloba palestras e discussão de propostas de ações de incentivo à amamentação no município.

“Essa capacitação dos profissionais de saúde é fundamental para aquisição de um olhar diferenciado sobre amamentação, que passa por aspectos culturais, sociais, familiares e principalmente pela decisão materna de amamentar ou não”, declarou a subsecretária de Saúde Keth Miranda, ressaltando que na visita domiciliar o agente atuará para que essa mãe tome a decisão consciente de amamentar.

– Desta forma, estamos preparando os agentes para que transmitam uma orientação adequada sobre a importância da amamentação e identifiquem os fatores que podem estar atrapalhando a amamentação – comentou Keth, acrescentando que os agentes realizam ainda encaminhamento de gestantes para atendimento médico nas Unidades de Saúde que, por sua vez, de acordo com a necessidade, encaminham para atendimento ambulatorial especializado.

A coordenadora do Programa Saúde da Criança e do Adolescente, Ana Rachel Fontoura, palestrou sobre o tema “Como e porque amamentar: da teoria à prática”. Já a enfermeira da Estratégia Saúde da Família, Juliana Alves, sobre os benefícios do aleitamento materno para a mãe e a importância do agente comunitário de saúde na manutenção do aleitamento materno.

“O aleitamento materno previne diversas doenças para o bebê e a mãe. Amamentar até os dois anos diminui os índices de obesidade e sobre peso nessa criança no futuro e diminui a incidência de diabetes tipo II nas mães”, alertou Ana Rachel que fez uma explanação sobre técnicas da amamentação, pega correta e importância da amamentação até os 6 meses de idade e até os dois anos junto com outros alimentos.

Para a nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Aparecida de Souza, essa capacitação ajudará também no desenvolvimento do trabalho de prevenção da mortalidade infantil. “Com o aleitamento materno a criança recebe os nutrientes adequados para ela crescer e se desenvolver, além de se prevenir contra outras doenças”, disse Aparecida.

Participaram do Seminário médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões-dentistas e técnicos de saúde bucal que compõem a Estratégia Saúde da Família. Gestantes assistidas pela rede municipal de saúde também estiveram presentes.

No dia 10 de agosto, os temas abordados serão: “Os benefícios nutricionais do aleitamento materno”, com a nutricionista Aparecida de Souza; “Depressão e ansiedade: identificando e tratando”, com o psicólogo André Aragão e “Direitos sociais na promoção do aleitamento materno”, com a assistente social Solange Barbosa.





Fonte: Secom PMSJB