domingo, 31 de março de 2013

JOVEM BALEADO AO TENTAR SALVAR PAI DE ASSALTO NO FAROL DE SÃO THOMÉ

(foto:Ralph Braz)

Uma tentativa frustrada terminou com vítima e assaltante feridos na tarde deste domingo (31/03), na Rua Olavo Saldanha, mais conhecida como Avenida Atlântica, na praia do Farol de São Tomé, em Campos.

De acordo com J.N.S., de 67 anos, proprietário do quiosque, ele estava atendendo às mesas e iria pegar um celular no bolso para pedir mais materiais à sua esposa quando N.A.M., de 22 anos entrou no estabelecimento anunciando o assalto. Neste momento, o filho da vítima estava chegando e entrou em luta corporal com o assaltante que, com um revólver calibre 32, fez quatro disparos, um atingiu o próprio assaltante e o outro atingiu o filho da vítima. J.C.S.P., de 31 anos, em uma das pernas.

Com ajuda de uma filha o proprietário do estabelecimento conseguiu desarmar o assaltante que foi imobilizado até chegada de policiais do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO), que encontraram um revólver calibre 32 com quatro munições deflagradas e uma intacta.
 


A vítima e o bandido, que já tem duas passagens por tráfico foram socorridos e levados para o Hospital Ferreira Machado (HFM), onde segundo a administração da unidade, encontram-se estáveis. Os policiais informaram que N.A.M., deve permanecer hospitalizado por 48h e posteriormente seguir para a Cadeia Publica Dalton Crespo de Castro.

Muito emocionado o comerciante que esta é a segunda vez que ele passa por um assalto. Da última vez ele teria sido atingido na cabeça pelos assaltantes e ficado desacordado. Ele acredita que o filho tenha agido por instinto.

“Ele disse que é capaz de dar a vida por mim, assim como eu daria por ele. Tenho certeza de que ele salvou a minha vida e fiquei com muito medo depois que vi o sangue. A nossa vida é muito frágil. É nessas horas que a gente dá valor”, lamentou o pai preocupado.

A filha do comerciante ficou muito nervosa com a situação e também precisou de atendimento médico. Pai de três filhos, depois de ter certeza que o caçula não corria risco de morte, seguiu para a 134ª Delegacia Legal (Centro), onde a ocorrência foi registrada.
 
 
Fonte: Ururau

sábado, 30 de março de 2013

TETO DO SHOPPING BOULEVARD EM CAMPOS, VOLTA A CAIR.

(Fotos: Ralph Braz)
Uma pequena parte do acabamento de gesso do interior do Shopping Boulevard, em Campos, caiu na tarde deste sábado (30/03). Segundo relatos de funcionários, o incidente teria sido ocasionado depois de reparos feitos no encanamento do local, devido a uma infiltração. Servidores ainda contaram que, por causa disso, a praça de alimentação do shopping teria ficado sem água, obrigando os estabelecimentos a não servirem refeições.



Outra funcionária, que presenciou a queda da estrutura de gesso, disse que na hora foi um tremendo susto, pois o local estava repleto de gente. “Todos se assustaram. Quando caiu, alagou todo o piso e por sorte não ter caído em cima de uma pessoa ou até mesmo alguém ter escorregado”, relatou.

(foto: Thiago Macedo)
 

CAMINHÃO TOMBA NA BR-040 EM PETRÓPOLIS

(Fotos: Marco Oddone)

Um acidente no km 67 da rodovia BR 040, sentido Rio de Janeiro, deixou o trânsito em meia pista na manhã deste sábado. A carreta que transportava oito mil quilos de material de estamparia, vinha de Belo Horizonte em direção a Duque de Caxias, tombando próxima a entrada de Araras.
 


O motorista do caminhão, de 52 anos, foi socorrido e levado para o Hospital Santa Teresa (HST). Segundo informações da assessoria de imprensa da unidade, ele teve escoriações por todo corpo, foi medicado e teve alta ainda pela manhã.
 

Fonte: Tribuna de Petrópolis

sexta-feira, 29 de março de 2013

AÇOUGUE PEGA FOGO EM CAMPOS

(FOTO: Áquilas Dias/ via Facebook)
 
Um açougue que funcionava vendendo bebidas e "churrasquinhos" durante noite pegou, fogo na rua Ipiranga, próximo do Edifício Salete, na esquina da rua do Gás. Na hora do incêndio o estabelecimento estava fechado.

O local fica próximo a um posto de gasolina e a um deposito de gás. Ninguém se feriu. Bombeiros estão no local e já controlaram as chamas. A Rua Ipiranga está fechada para o trânsito no trecho do Salete até a Rua do Gás.
 
ATUALIZADO (SÁBADO às 10h)

O Corpo de Bombeiros informou que um curto circuito pode ter provocado o incêndio. Os bombeiros levaram cerca de 40 minutos para controlar o fogo. A porta de frente foi arrombada, a fim de que os bombeiros tivessem acesso ao interior do estabelecimento. O dono do estabelecimento esteve no local, mas não informou o prejuízo.
 
(foto: Campos24horas)
 
Fonte: blog Fabrício Freitas /Facebook/ Campos24horas

PROGRAMAÇÃO DA TRADICIONAL FESTA DA PENHA EM SJB

(fotos: Ralph Braz)


A tradicional festa de Nossa Senhora da Penha, em Atafona, que este ano acontece entre os dias quatro e oito de abril, com o tema “Maria, mãe da Fé”, já tem a programação definida. A dupla Hugo & Tiago é a principal atração da programação recreativa, no domingo da festa. Na parte religiosa, o padre Omar, reitor do santuário do Cristo Redentor, se apresenta no sábado, 6, às 20h30 e o padre Antônio Maria encerra a festa na segunda-feira, 8, às 21h.


Nossa Senhora da Penha possui uma das festas religiosas mais importantes de todo o Estado do Rio de Janeiro. Todos os anos milhares de fiéis participam das comemorações da padroeira de Atafona. A festa, que vai de quinta à segunda-feira atrai romeiros de vários estados e municípios brasileiros, principalmente das cidades da região como São Francisco de Itabapoana, Campos e Macaé. O evento é realizado pela Irmandade de Nossa Senhora da Penha, com apoio da prefeitura de São João da Barra.



Na programação religiosa, os destaques são as procissões e a missa campal da segunda-feira. As missa do tríduo acontecem de quinta a sábado, sempre às 19h. No domingo, a missa acontece domingo, às 9h30, seguido de batizados. A procissão fluvial acontece no domingo, 7, saindo da igreja às 15h. No dia da padroeira, segunda,8, amissa campal acontece às 10h. A procissão de Nossa Senhora da Penha, que recebe cerca de 10 mil devotos, segundo a Irmandade, começa a sair da igreja às 17h.
 

Já nas atividades recreativas, além do show da dupla Hugo e Tiago, outros cinco shows locais se apresentam na festa (confira todos os shows no final da matéria).

A programação esportiva também movimenta os dias de festa em Atafona. Comrealização do departamento de Esporte da prefeitura de São João da Barra, na manhã do domingo, 7, acontecem as tradicionais provas de atletismo e ciclismo. Também na manhã de domingo será realizado, pela primeira vez, um torneio de beach soccer.

Competições tradicionais como pau de sebo e cabo de guerra também fazem parte da programação da festa organizada há 156 anos pela Irmandade de Nossa Senhora da Penha.
 

Novidade
A principal novidade da Festa da Penha em 2013 é o “Auto de Maria”, que será apresentado no domingo, 7, às 19h. Serão disponibilizadas duas mil cadeiras, para que o público possa acompanhar a apresentação, que neste ano tem como tema “Maria, mãe da Fé”. A apresentação substitui a encenação que acontecia antes da coroação na chegada da procissão na segunda-feira.

Horários dos shows
Sexta-feira – 05/04
Palco 1: Zé Carlos e Rogério às 22h;

Palco 2: Forró Levanta Saia à 0h.

Sábado – 06/04
Palco 2: Padre Omar às 20h30;

Palco 1: TB-6 às 22h30;

Palco 2: Swing Moleque à 0h30.

Domingo – 07/04
Palco 1: Hugo e Tiago às 23h;

Palco 2: Fabrício e Banda à 1h.

Segunda-feira – 08/04
Palco 1: Padre Antônio Maria às 21h.
 
 
Fonte: SJB online

NÍVEL DO RIO PARAÍBA CONTÍNUA A SUBIR EM CAMPOS

(FOTO: ARQUIVO)

 Em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, o nível do Rio Ururaí continua subindo mesmo sem ter chovido na madrugada desta sexta-feira (29). O excesso de água na Lagoa de Cima seguiu em direção ao Rio Ururaí, que subiu apenas dois centímetros nesta sexta. As famílias que tiveram as casas invadidas pela água já estão sendo levadas para um abrigo. A Defesa Civil vistoriou casas às margens do rio, onde a água já invadiu cômodos. Já o nível da Lagoa de Cima abaixou.
saiba mais

Próximo do Rio Ururaí, um campo de futebol ficou coberto pela água e só dá pra ver parte das balizas. Alguns moradores também tiveram as casas atingidas. Pelo menos seis famílias que moram às margens do Rio Ururaí, e estão em situação de risco, devem ser retiradas pela Defesa Civil. Três já foram levadas para uma escola municipal que está servindo de abrigo.

Segundo o chefe prevenção de desastres da Defesa Civil de Campos, Tenente Rubens Gomes, as casas atingidas perto do Rio Ururaí são ocupações irregulares e foram construídas sobre as que já foram demolidas.
 
 
Fonte: G1

ZAGALLO SOFRE ACIDENTE DE CARRO NO RJ


 
O ex-treinador Mário Jorge Lobo Zagallo, 81 anos, sofreu um acidente de carro na noite desta quinta-feira (28), na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, segundo informações da Globo News. Com ferimentos leves, o ex-técnico foi encaminhado para o Hospital Barra D’Or e foi liberado após algumas horas.

Ainde de acordo com a emissora, Zagallo estava sozinho em seu carro quando bateu em um poste. O ex-técnico está aposentado desde 2006, quando deixou o cargo de assistente técnico. Antes, treinou clubes como Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco e Portuguesa, além de ter comandado a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1970, na qual se sagrou tricampeão.Zagalo em homenagem do Flamengo

Zagallo é parte da história do futebol brasileiro porque esteve presente em quatro dos cinco títulos mundiais. Em campo, participou ativamente das conquistas na Suécia, em 1958, e no Chile, em 1962. Além de treinar o time campeão no México, em 1970, foi assistente técnico de Carlos Alberto Parreira na conquista do tetra, nos Estados Unidos, em 1994.
 
 
Fonte: Jornal do Brasil

COLISÃO ENTRE CARRETA E CARRO DEIXOU TRÊS MORTOS E DOIS FERIDOS NA BR-101

(ARQUIVO/ foto: Ralph Braz)

Um acidente envolvendo uma carreta e um carro, ocorrido no início da manhã desta sexta-feira (29), deixou três pessoas mortas e duas feridas. O tráfego na Rodovia Niterói-Manilha (BR-101 Norte) ficou complicado, com apenas uma pista liberada no sistema pare/siga. Segundo a concessionária Autopista Fluminense, a batida foi na altura de Rio Bonito, na Região das Baixadas Litorâneas. A pista foi totalmente liberada às 9h30, mas congestionamento na região ainda era de oito quilômetros.


Segundo a concessionária, os dois ocupantes da carreta nada sofreram. Já dois seis ocupantes do carro, um Fiat, três morreram: a motorista de 42 anos, uma criança de 13 anos e outra de 2 anos, que estavam no banco de trás, de acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).A jovem de 21 anos, que estava no banco do carona foi leva em estado grave para o Hospital Azevedo Lima, em Niterói, na Região Metropolitana. Outras duas crianças de 12 e 13 anos, que estavam no banco de trás foram encaminhadas ao Hospital Darcy Vargas, em Rio Bonito.

De acordo com a PRF, a batida entre a carreta e o carro foi frontal. Os corpos das vítimas foram encaminhados ao Instutito Médico Legal de Araruama, na Região dos Lagos.

Por conta da interdição da via no sentido Norte Fluminense, motoristas já enfrentaram uma retenção de sete quilômetros, entre os kms 267 e 260, às 7h55. O congestionamento já chegava a oito quilômetros, por volta das 9h20, enquanto funcionários da concessionária trabalhavam para liberar totalmente a pista. A rodovia foi totalmente liberada logo em seguida, mas o tráfego ainda tem retenções no local.

Motoristas também enfrentaram três quilômetros de engarrafamento na Niterói-Manilha, entre os municípios de São Gonçalo e Itaboraí, na Região Metropolitana, no início da manhã, por causa do grande número deveículos, na pista sentido Norte Fluminense e Região dos Lagos.
 
 
Fonte: InterTV

quinta-feira, 28 de março de 2013

MUITA CONFUSÃO EM DESAPROPRIAÇÃO EM SÃO JOÃO DA BARRA NO 5º DISTRITO

(Foto: Portal OZK)

Oficiais de Justiça, policiais militares e profissionais da secretaria de obras de São João da Barra estiveram na localidade de Água Preta para efetuar uma desapropriação, na manhã de ontem (27).

Oficiais de Justiça chegaram junto à PM, com tratores e retro escavadeiras com a finalidade de demolir o imóvel que pertece a uma família.


“Eles não apresentaram nenhum mandado, chegaram aqui e disseram que se a gente não saísse da casa, a polícia iria prender todo mundo”, disse Valdeci da Silva.

Revoltados com a ação, parentes e vizinhos colocaram carros em frente a residência, tentando evitar a desapropriação. Georgina da Silva, 73 anos, passou mal e teve que ser socorrida, após receber a informação de que sua residência seria demolida.


“Minha mãe é idosa e sofre de depressão, hipertensão e tem problema de nervos. A Polícia quis usar spray de pimenta para deixarmos a casa, um absurdo”, disse a filha de Georgina, Ivanete da Silva.

Após confusão, a desapropriação não foi feita e foi dado um prazo para que saíssem da casa. Quarta-feira (03/04).

Após a confusão, a equipe enviada para a desapropriação e demolição do imóvel foi embora, mas com a promessa de voltar.Ricardo de Castro, defensor público, esteve no local e disse que nada poderia ser feito “infelizmente”.


“A desapropriação estava tramitando judicialmente desde 2011. Há uma rede de transmissão de energia elétrica que passará, obrigatoriamente, neste local. Mas vou tentar mudar a data da desapropriação”, finalizou Ricardo.
 
 
Fonte: Portal OZK

quarta-feira, 27 de março de 2013

ESTADO DECRETA EPIDEMIA DE DENGUE EM CAMPOS E REGIÃO


O Estado decretou epidemia de dengue para o município de Campos. A epidemia atinge 42 municípios em todas as regiões do Rio de Janeiro. Já são 2.488 casos confirmados, sendo 1.520 casos clínicos epidemiológicos, ou seja, que possuem a suspeita da doença. Desse total, 35 casos são hemorrágicos suscetíveis a complicações.

Os números foram divulgados em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (27 de março), na Secretaria de Saúde Municipal. Estiveram presentes representantes da Vigilância Sanitária, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), do Centro de Referência da Dengue (CRD), da secretaria de governo e de serviços públicos. A garantia é que ações de prevenção e conscientização sejam intensificadas para a redução desses índices.

Também foram notificados 23 casos graves nos municípios de São João da Barra, São Fidélis, São Francisco do Itabapoana e Cardoso Moreira. A secretaria estadual de saúde também decretou estado de epidemia para o Rio de Janeiro. Foram confirmados 64.343 casos, entre eles três óbitos, em Magé, Volta Redonda e Itaocara. Em 2012, no mesmo período, foram notificados 48 mil casos, ou seja, 2013 possui cerca de 20 mil casos a mais.

Entre 35 a 40% da população ainda insiste em não abrir o portão de suas casas para os agentes do CCZ. Em sete dias a larva eclode e se alastra. Por isso não foram divulgados os bairros de maior incidência, pois esse levantamento não é o que determina onde há maior foco. A falta de conscientização do vizinho pode causar danos a uma família inteira.

Novas ações de promoção da saúde e prevenção da dengue foram realizadas em instituições de ensino de Campos, nesta quarta-feira (27). Equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) percorreu escolas estaduais, José do Patrocínio, no Parque Leopoldina; Benta Pereira, no Jardim Carioca; e Rotary II, em Custodópolis, para orientar alunos e professores sobre a importância da eliminação de materiais que acumulam água e podem abrigar larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Também haverá trabalho de pulverização em ônibus interestaduais e intermunicipais.
 
 
 
Fonte: Terceira Via

PRF INICIA "OPERAÇÃO SEMANA SANTA" NESTA QUINTA

(Fotos: Ralph Braz)
 
A “Operação Semana Santa 2013” terá início à zero hora desta quinta-feira (28/03) nas rodovias BR-101 e 356 de Campos e região. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o objetivo da operação é prevenir acidentes, proporcionar segurança e garantir boas condições de fluidez do trânsito. A ação se estenderá até a meia-noite da próxima segunda (01/04).

Segundo informou o chefe da PRF em Campos, Iuri Guerra, este não é um feriado caracterizado por ocorrências envolvendo álcool e direção, mas mesmo assim, é um feriadão prolongado e requer cuidados, principalmente pelo risco de chuvas e temporais.

Iuri ainda falou que as ações serão intensificadas nos trechos de maiores riscos das duas rodovias federais.

A Autopista Fluminense, concessionária que administra a BR 101, fará uma operação especial para este feriadão de Páscoa. A operação também se inicia nesta quinta-feira (28/03) e vai até a noite de domingo (31/03).

Serão realizadas ações especiais de engenharia de tráfego, visando facilitar o deslocamento dos usuários em direção à Região dos Lagos, o Norte Fluminense e o Espírito Santo. Cento e setenta câmeras de monitoramento via CFTV (Circuito Fechado de TV) darão mais agilidade ao acionamento dos recursos para atendimento das ocorrências.

Painéis de mensagens variáveis (PMVs), fixos e móveis, informarão aos usuários sobre as condições da rodovia. Locais estratégicos serão utilizados como pontos de baseamento de viaturas, ambulâncias e guinchos, de forma a agilizar os atendimentos médicos e mecânicos necessários.

A expectativa da concessionária é que o movimento de veículos fique intenso entre as 16h desta quinta e 23h de sexta-feira (29/03).


Fonte: Ururau

HELICÓPTERO CARGUEIRO FAZ POUSO FORÇADO NO MAR NA BACIA DE CAMPOS



Um helicóptero cargueiro da empresa Líder Táxi Aéreo, que presta serviços para a Petrobras, fez um pouso forçado no mar, próximo à plataforma P7, a cerca de 100 km da costa, em Campos de Goytacazes, no Norte Fluminense, na manhã desta quarta-feira. De acordo com o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro), três tripulantes que estavam na aeronave teriam sido resgatados por um bote salva-vidas da plataforma P7, foram submetidos a exames médicos e passam bem.

O helicóptero modelo Bel 412, prefixo PT-HUW, estaria transportando materiais para plataformas na Bacia de Campos quando ocorreu um problema. O diretor de comunicação do Sindipetro, Marcos Breda, afirmou que o sindicato vai acompanhar a investigação para saber as possíveis causas do pouso forçado.

— Temos a informação de que havia três tripulantes, que foram resgatados. Vamos acompanhar de perto a investigação do acidente — afirmou Breda.

Segundo o sindicato, a aeronave chegou a ficar na superfície com auxílio de flutuadores, mas afundou. No entanto, a Petrobras afirma, em nota, que o helicóptero permanece na superfície e que uma operação envolvendo várias embarcações tentará resgatar o equipamento.

Ainda de acordo com a Petrobras, a aeronave, que decolou do FPSO, na cidade do Rio, se deslocava para a plataforma P-7, localizada no campo de Bicudo.A empresa disse também que informou o incidente à Agência Nacional do Petróleo (ANP), Marinha e Aeronáutica, e que será instaurada uma comissão para investigar as causas da ocorrência.


Fonte: O Globo

134 ANOS DEPOIS, SJB REALIZA PROCISSÃO DO FOGARÉU

(Fotos: Paulo Pinheiro)
Mesmo com a chuva da noite desta terça-feira, 26, a Procissão do Fogaréu reuniu centenas de fiéis. A procissão não acontecia no município desde 1879 e faz parte das diretrizes da política de ‘Memória Cultural’, desenvolvida pela coordenação geral de Cultura de São João da Barra. o evento teve o apoio da Irmandade de São João Batista.

A procissão representa a perseguição dos soldados romanos a Cristo. Ao todo, 60 pessoas se vestiram com trajes épicos representando os soldados e seguiram em procissão pelas ruas da cidade carregando tochas acesas. Por onde a procissão passou, às luzes da cidade ficaram apagadas.

A Igreja Matriz de São João Batista representou o Jardim das Oliveiras, onde Jesus foi encontrado e preso pelos soldados. Quando o grupo chegou à igreja procurando por Jesus, o padre Gustavo Ribeiro dos Santos, que interpretou Cristo, perguntou: "A quem buscais?". O grupo respondeu: "A Jesus, o Nazareno". Em seguida, o padre disse: "Sou eu”.

Ele teve as mãos amarradas e foi levado para a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, cenário que representou a prisão de Jesus. Junto com o padre, um estandarte pintado com a imagem de Jesus representou o Cristo.

Segundo Jorge Renato Amaral, 24, secretário da Irmandade de São João Batista, o tamanho da imagem pintada do estandarte representa a altura exata do Cristo, segundo o Sudário de Turim. “A imagem foi pintada com a mesma altura de Jesus, 1m83”, afirmou.

No Brasil, poucas cidades ainda mantêm a tradição desta procissão. A mais conhecida acontece na cidade de Goiás Velho.
Fonte: SJB online

ENGENHÃO É INTERDITADO POR TEMPO INDETERMINADO

(foto: Terceiro/gência O Globo)

O Engenhão está interditado por tempo indeterminado, sem prazo para reabertura. A decisão de interditar foi tomada pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, após receber relatório que informava haver risco para os torcedores, devido a problemas na cobertura do estádio. Segundo Paes, é possível que seja um erro de projeto. Ele informou ainda que a prefeitura vai arcar com todas as despesas da reforma. A notícia da interdição foi dada em primeira mão, na tarde desta terça-feira, pelo colunista Ancelmo Gois em seu blog no GLOBO.

- O estádio vai ficar fechado por tempo indeterminado. Se me apresentarem uma solução que vai levar um mês, ele ficará um mês fechado. Se durar um ano, vai ficar um ano fechado. Só vou desinterditar o Engenhão quando surgir uma solução definitiva para o problema. Não podemos brincar com um negócio desse - disse o prefeito.

Eduardo Paes optou pela interdição depois de ouvir, na manhã desta terça-feira, a explanação de um especialista de uma empresa alemã contratada pelas construtoras responsáveis pelo final da obra. O projeto e a construção do estádio inicialmente ficaram a cargo da empreiteira Delta, que abandonou a obra no meio. A Odebrecht e a OAS, quando a assumiram, colocaram no contrato uma cláusula que passava à prefeitura a reponsabilidade por eventuais erros de projeto. Segundo os especialistas alemães, condições climáticas, como a velocidade do vento, por exemplo, poderiam provocar acidentes e colocar em risco os torcedores.

- Fui procurado no fim da semana passada pelo consórcio responsável pela construção do Engenhão. Eles vêm monitorando a situação da cobertura desde o início. Perguntei se esses problemas representavam risco para os torcedores. E a resposta foi "sim", dependendo de determinadas circunstâncias, como velocidade do vento e temperatura - informou o prefeito. - Independentemente disso, existia o risco. Não sei dizer a proporção. Diante desse fato, tomei a decisão de interditar o estádio imediatamente - completou Eduardo Paes.

 
Fonte: O Globo

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE DE 16 A 26 DE ABRIL

 
(Foto: Ralph Braz)
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (26), em Brasília, que pretende imunizar 31,3 milhões de brasileiros na 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que vai ocorrer de 15 a 26 de abril em 65 mil postos de saúde do país.

A meta representa cerca de 80% do público-alvo da ação, que é de 39,2 milhões. No ano passado, 26 milhões de pessoas receberam a vacina, o que representou 86,3% do público alvo.

Ao todo, serão distribuídas este ano 42,9 milhões de doses, que protegem contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no inverno passado: A (H1N1) – conhecido popularmente como gripe suína –, A (H3N2) e B.

O grupo prioritário que será vacinado abrange gestantes, crianças entre 6 meses e 2 anos, idosos a partir de 60 anos, indígenas, presidiários, profissionais da saúde, doentes crônicos ou imunodeprimidos e mulheres até 45 dias após o parto (novo grupo). Com a inclusão dessas pacientes, deve haver um aumento de 30% no número de pessoas consideradas o público-alvo, saltando de 30 milhões para 39,2 milhões.

"Estamos reforçando neste ano que as mulheres, até 45 dias depois do parto, também devem se vacinar por dois motivos: primeiro porque elas têm as mesmas condições que indicavam a vacinação durante a gestação, e outra porque também poderão ajudar a proteger seus bebês", explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Segundo Padilha, o governo federal quer estimular estados e municípios "a terem uma estratégia de busca ativa do público-alvo".

"Há, inclusive, equipes que irão a abrigos atrás de idosos que podem receber a vacina", disse
  
 
Fonte: G1

ENGAVETAMENTO COM SETE VEÍCULOS NA BR-356 DEIXA SEIS PESSOAS FERIDAS

 
(foto: Silvana Rust)
 
Um engavetamento envolvendo sete veículos deixou SEIS pessoas feridas no início da noite desta terça-feira, na BR-356, altura da localidade de Barcelos, em São João da Barra. Os feridos foram socorridos e levados, com escoriações leves, pelo Corpo de Bombeiros Militar do Destacamento de Atafona, para o Hospital Ferreira Machado (HFM). Todos os socorridos estavam em uma Van.

Os veículos, um Honda Civic prata de placa MRI-5747 (Serra/ES); um Ford Focus grafite, OPH-1780 (Belo Horizonte/MG); um Fiat Uno branco, MRZ-0224 (São João da Barra/RJ) e uma van branca, KRC-4657 (Campos/RJ), estavam parados aguardando na pista, por conta de um micro-ônibus, MTU-1020 (Serra/ES), que teria parado devido um problema na roda.

Segundo informações do motorista do micro-ônibus, Daniel Nunes, 41 anos, ele vinha do Açu para Campos transportando cerca de 10 estudantes universitários (trabalhadores do Complexo Portuário do Açu), quando o veículo apresentou um problema na roda.
 
(fotos: Vagner Basílio)
 
 “Eu senti que a roda dianteira estava com problema e desci para ver o que tinha acontecido. Eu parei o ônibus e sinalizei na pista e para os carros que vinham. Acontece que a carreta, que seguia no mesmo sentido, vinha em alta velocidade e não conseguiu parar, batendo na Van”, relatou Daniel.

A Van, que pertence a empresa Armatek, transportava quatro funcionários do Porto do Açu para Campos. Segundo informações do motorista da carreta, BWN-5166 (Uberlândia/MG), João Botelho, 55 anos, ele não teria percebido o micro-ônibus parado na pista, e quando viu já estava em cima da Van, que era o último veículo que aguardava o micro-ônibus.
 
 

“Eu vi quando um carro sinalizou com os faróis, mas quando percebi já estava em cima da Van, não tendo como evitar o acidente. Quando bati na Van tentei tirar para a pista contrária, mas acabei colidindo com outro carro, um Ford Fiesta preto de placa MSD-3394 (São João da Barra)”, contou o caminhoneiro que vinha do Porto do Açu, de onde havia descarregado uma grande quantidade de brita.

Com a batida a Van acabou colidindo com os demais carros que estavam a sua frente, formando um efeito dominó. Somente o Micro-ônibus se livrou do acidente.
 
 
Fonte: Ururau

segunda-feira, 25 de março de 2013

DILMA CHEGA A PETRÓPOLIS PARA MISSA

(Foto: Reprodução TV Globo)
A presidente Dilma Rousseff e o governador do Rio, Sérgio Cabral, chegaram em Petrópolis, na Região Serrana, às 18h desta segunda-feira (25), para a missa de sétimo dia das 33 vítimas da tragédia após as chuvas dos dias 17 e 18.

A cerimônia, que estava marcada para as 17h, teve que ser atrasada para que a visibilidade na cidade melhorasse, já que a presidente viajou de helicóptero. O aeronave pousou em Xerém, na Baixada Fluminense. De lá, a comitiva seguiu de carro.



Protesto
Um grupo protestava, por volta das 17h, com cartazes na porta da Catedral Metropolitana, no Centro da cidade, pedindo soluções para que tragédias provocadas pela chuva não voltem a acontecer na cidade. Dilma deve ser reunir com autoridades para definir quais medidas serão tomadas. Na semana passada, de Roma, onde se encontrou com o Papa Francisco, ela cobrou medidas mais drásticas.

"Eu perdi um amigo na chuva, o Fernando, que trabalhava na Defesa Civil. Quando chove todo mundo entra em pânico", falou Tânia Cox, uma das manifestantes.

Ainda nesta segunda, às 23h, do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio, Dilma embarca para a África, onde participará da 5ª Cúpula do Brics, grupo de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Estado de emergência
O Secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, publicou no Diário Oficial a Portaria de nº 40, decretando o estado de emergência em Petrópolis, Região Serrana, após a chuva de domingo (17) e madrugada de segunda-feira (18), que deixou 33 mortos.

Com a melhora no tempo, técnicos da Defesa Civil puderam sobrevoar áreas atingidas pela tempestade e ter um panorama geral dos estragos. Segundo um levantamento feito pela prefeitura do município, mais de mil pessoas permanecem desalojadas, e pelos menos 15 mil famílias ainda se encontram em áreas consideradas de risco.


Fonte: G1

EM PETRÓPOLIS, FAMILIARES SE REVOLTAM COM ATRASO DE AUTORIDADES PARA MISSA

(foto: O Globo)

Não basta a dor, é preciso ter paciência e ainda esperar as autoridades. Familiares dos 33 mortos durante a tragédia das chuvas em Petrópolis, na Região Serrana, ficaram revoltados com o atraso que já dura 1h30 na da missa para os parentes das vítimas.

O prefeito de Petrópolis, Rubens Bontempo, chegou às 17h40 no local e se deparou com um protesto organizado por cerca de 20 pessoas, que seguravam cartazes e gritavam palavras de ordem: "Chega de omissão, queremos ação!"

Jennifer Filgueiras, irmã do voluntário da Defesa Civil, Paulo Roberto Filgueiras, morto durante o resgate foi embora após o atraso. A família, incluindo a mãe e o irmão cadeirante, ainda chegou a ser impedida de entrar com o carro na localidade. "É muito desrespeito. Estamos sofrendo muito e ainda temos que esperar pela presidenta", disse ela. A família foi embora por volta das 18h20.

A presidente Dilma Rouseff , o governador Sérgio Cabral e o vice Luiz Fernando Pezão chegaram ao local por volta das 18h30, no momento em que a cerimônia começava. O Secretário de Assistêcia Social Estadual, Zaqueu Teixeira, informou que em até 48 horas, vai começar o cadastramento dos moradores para aluguel social, avaliado em 500 reais. Ele afirmou que aguarda apenas um laudo da Defesa Civil para ver as casas condenadas e iniciar o cadastramento das famílias.


Fonte: O Dia

DILMA IRÁ PARA PETRÓPOLIS DE CARRO DEVIDO AO MAU TEMPO

(Foto: Paulo Carvalho)
A assessoria de imprensa da presidente Dilma Rousseff informou, na tarde desta segunda-feira, que a presidente deverá ir a Petrópolis de carro, devido ao mau tempo na Região Serrana. Ela ainda não chegou à Base Aérea do Galeão, onde deverá pousar de um vôo oriundo de Pernambuco. De lá, Dilma deverá embarcar num helicóptero até Xerém, na Baixada Fluminense, de onde segue por via terrestre até a cidade serrana.

A missa em homenagem às vitimas da Região Serrana deverá atrasar, uma vez que estava marcada para 17h. Se vier pela Serra, a presidente encontrará forte a neblina. Segundo a concessionária Concer, a visibilidade é ruim. O tráfego está congestionado na altura dos quilômetros 96 ao 94, pista sentido Juiz de Fora, devido a um acidente que obriga os carros a andarem em meia pista. Na Catedral Metropolitana, parentes de vítimas das chuvas já começaram a chegar.


Fonte: O Globo

TCE-RJ MANDA ADIAR LICITAÇÃO PARA OBRA DA PONTE JOÃO FIGUEIREDO

(Foto: Paulo Pinheiro)

No dia que estava marcado para ser o da abertura dos envelopes da licitação das obras de construção da Ponte João Figueiredo, que vai ligar São João da Barra a São Francisco do Itabapoana, o Diário Oficial do Estado traz o cancelamento da licitação. 

Segundo a publicação, a concorrência foi adiada por ordem do Tribunal de Contas do Estado (TCE), sem data para acontecer. As 23 empresas compareceram para a abertura dos envelopes na manhã desta segunda-feira (25/03) e foram surpreendidas pela publicação.


Fonte: Ururau

A HITÓRIA DE CAMPOS SERÁ RETRADA NO MUSEU HISTÓRICO DA CIDADE



A história de Campos será retratada no Museu Histórico de Campos, a partir desta terça-feira (26/03). A exposição temporária “Povoado, Vila e Cidade” conta os 178 anos da elevação da vila de São Salvador à categoria de cidade de Campos dos Goytacazes. Serão expostos livros de atas da Câmara Municipal, de 1835; imagens da Vila de São Salvador e fotos da cidade de Campos ampliada, entre outras.


A exposição ficará exposta até o início do mês de maio, de terça a sexta, de 10h às 17h e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. O Museu é administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.




Segundo a diretora do Museu Histórico, Graziela Escorcard, a exposição tem o objetivo de desmistificar a importância do “28 de março”, data comemorada pelos campistas como aniversário da cidade. “Desmistificar esta data não quer dizer renegar nosso patriotismo, ao contrário, é a forma mais educativa de esclarecer aos campistas como se deram os 360 anos de fundação do município de Campos dos Goytacazes. Além de mostrar a evolução urbana pela qual a região passou”, explica.



Nesta terça-feira (26/03), às 18h, tem a mesa redonda “As notas sobre a Fundação do Município de Campos”. Os historiadores Carlos Freitas, Rafaela Machado e Larissa Manhães falarão sobre a criação do município de Campos e suas histórias.



Na noite desta quarta-feira (27/03), a partir das 18h, serão homenageadas pessoas que tiveram notória contribuição para a sociedade campista, resgatando o prêmio, criado há cerca de 25 anos, em homenagem ao escritor campista Alberto Lamego.


Fonte: Ururau

EM CAMPOS MUDANÇA NO TRÂNSITO PARA DESFILE CÍVICO NO CEPOP



Nesta segunda-feira (25) a partir das 17h, vai acontecer o Desfile Cívico em comemoração ao aniversário da cidade de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. O evento acontece no Centro de Eventos Populares, o Cepop, e os motoristas devem ficar atentos pois o trânsito será modificado nas proximidades do local. A cidade faz 178 anos no dia 28 de março, mas em função do feriado da Semana Santa, a data precisou ser antecipada pela prefeitura. A expectativa é de que 4 mil pessoas participem do evento.

Mudança no trânsito da cidade

Quem segue em direção ao trevo de acesso à cidade de São João da Barra, vai utilizar a pista contrária da Avenida Alberto Lamego. A pista da direita, em direção ao trevo, vai ser interditada para a concentração dos participantes do desfile. O trânsito vai ser desviado na frente da Uenf, a Universidade Estadual do Norte Fluminense, a partir das 15h.

Para quem segue de São João da Barra para Campos, deve seguir na direção da Avenida Presidente Kennedy e buscar opções para o Centro e outros bairros. A Avenida Monsenhor Jomar Vasconcelos Viana, que serve de acesso ao estacionamento do Cepop, vai ser interditada, mas como é uma avenida de pouca movimentação, não haverá prejuízo para o trânsito no local. O trânsito volta ao normal uma hora depois do fim do desfile. As mudanças também acontecem no transporte público.

Desfile do Cepop

Órgãos da prefeitura, órgãos militares e escolas estarão participando do evento que acontece às 17h no Cepop. Por causa do feriado da Semana Santa, o aniversário da cidade - que é no dia 28 de março – é comemorado nesta segunda-feira (25). O desfile será a partir das 17h.

Para o desfile deste ano, está confirmada a presença das Forças Armadas de Campos: 56° Batalhão de Infantaria do Exército, 8° Batalhão de Polícia Militar e o 5° Grupamento de Bombeiros Militar. As bandas de fanfarras de escolas estaduais de Campos, como a Escola Estadual Thieres Cardoso e o Colégio Estadual João Pessoa, também confirmaram presença.

Veja as mudanças nas Linhas de ônibus

Tanto as empresas do Sistema de Transporte Municipal de Passageiros, bem como os permissionários do serviço de transporte alternativo, deverão aumentar seus itinerários até o Cepop, a partir das 16h de segunda-feira (25), estendendo o serviço até uma hora e meia após o término dos desfiles.

Baixada Campista - As linhas da Baixada Campista e outros distritos que transitam pela RJ-216, como da Penha, Parque Imperial, Fazendinha, Donana, e outros daquela região, deverão acessar no retorno ao Centro, a Avenida Presidente Kennedy, trevo da BR-356, Avenida Felipe Uébe e Avenida 28 de Março, seguindo assim o itinerário normal.

Guaru.s - As linhas de Guarus, que passam pela Ponte General Dutra, devem seguir pela Avenida XV de Novembro, Terminal Rodoviário Urbano, Rua Saturnino Braga, Rua dos Goytacazes, Rua Tenente Coronel Cardoso, Avenida Presidente Kennedy, trevo da BR-356, Av. Felipe Uébe, Av. 28 de Março, Rua Marechal Floriano, Av. Rui Barbosa e novamente Terminal Rodoviário Urbano.


28 de Março - As linhas que passam pela Av. 28 de março, devem acessar a Av. Felipe Uébe, Rua Tenente Coronel Cardoso, Av. Presidente Kennedy, trevo da BR-356, Av. Felipe Uébe, Av. 28 de Março, seguindo depois o itinerário normal


Fonte: InterTV

COLISÃO DE CARROS DEIXA IDOSA FERIDA EM CAMPOS

(Fotos: Campos24horas)
Dois carros bateram de forma violenta, em seguida um deles subiu a calçada e chocou contra o muro de uma casa, no início da tarde deste domingo(24/03) na esquina das Ruas Doutor Siqueira e Barão da Lagoa Dourada, próximo ao IFF, no Parque Tamandaré, em Campos, deixando uma idosa ferida.


Segundo a Polícia, o Prisma, da Líder Taxi, cor prata, placa KYO-3474 dirigido por Elias de Oliveira Costa seguia pela Rua Doutor Siqueira e atravessou a Rua Barão da Lagoa Dourada, por onde trafegava o Fiesta, cor prata, KQY-1836, dirigido por Welington Carlos Pace. O motorista do Fiesta perdeu o controle do carro após a batida, subiu a calçada e bateu contra o muro de uma casa.

Uma idosa que viajava no banco traseiro do Fiesta se feriu e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Ferreira Machado(HFM). O motorista do Fiesta e a carona nada sofreram, já que o airbag duplo abriu no momento da batida. O taxista também saiu ileso.



Fonte: Campos24horas

domingo, 24 de março de 2013

ANIVERSÁRIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, 178 ANOS.


(foto: Ralph Braz)
SUA HISTÓRIA

Em meados do século XVI, a região foi doada, pelo rei de Portugal Dom João III, a Pero de Góis da Silveira, quando passou, então, a constituir a chamada Capitania de São Tomé, logo rebatizada como Capitania do Paraíba do Sul. Na época, porém, a região já era habitada pelos índios goitacazes, que opuseram feroz resistência à implantação do cultivo de cana-de-açúcar pelos portugueses, inviabilizando a colonização portuguesa. A partir de 1627, com a doação do território aos chamados Sete Capitães, a colonização portuguesa, baseada na pecuária, começou a se processar de modo efetivo.

(foto: Ralph Braz)

Em 1652, ocorreu a instalação do primeiro engenho de açúcar na região, marcando o início dessa importante atividade econômica. Em 29 de maio de 1677, foi fundada a vila de São Salvador dos Campos. Foi elevada à categoria de cidade em 28 de março de 1835.



Em 1837, com o aparecimento da ferrovia, facilitou a circulação transformando o município em centro ferroviário da região. A grande riqueza de Campos no séc. XIX pode ser creditada à expansão da produção açucareira, inicialmente apoiada nos engenhos a vapor, mais tarde substituídos por usinas. Em 1875, a região contava com 245 engenhos de açúcar e, por volta do ano de 1879.




Durante todo o século XIX atingiu grandes progressos, alavancados pelo ciclo do açúcar, o "ouro-doce", constituindo uma opulenta nobreza rural, com barões, viscondes, condes, comendadores, fidalgos, etc., sendo prestigiada pelo Imperador Dom Pedro II e sua família em várias ocasiões.


Em Campos, a  natureza da geografia deu uma voltinha na tradição. Porque o primeiro espaço que poderia ser a praça principal foi ao lado da Igreja de São Francisco, onde, inclusive, está o marco da cidade. Mas ali logo atrás, corria um valão que desaguava num brejo, onde hoje está a praça da República. E o povoado foi dando passos para terras mais altas, onde construiu a Cadeia, fez uma casa para o Conselho Municipal, foi montado um atracadouro para embarcar e desembarcar mercadorias e uns importantes construíram casa de morar em volta do que seria a Praça São Salvador, com esse nome em homenagem à elevação da Vila à cidade de São Salvador de Campos dos Goytacazes.

As visitas do Imperador D.PEDRO II 


D. PedroII, aos 22 anos, em sua primeira visita a Campos

Por sua importância, Campos recebeu por quatro vezes (1847, 1875, 1878 e 1883) a visita do Imperador D.Pedro II, em diferentes períodos, em 1883 quando o imperador inaugurou a luz elétrica da cidade, que passou a ser, assim a primeira cidade da América do Sul a contar com este avanço tecnológico.


Em 1847, o imperador D. Pedro II fez uma viagem para inspecionar as obras do canal. O canal foi escavado pelos escravos. É considerado uma das maiores obras de engenharia do país à época do Império. O seu percurso, com uma largura de 15 metros, estendia-se por 106 quilômetros. Considerando-se apenas a extensão, é o segundo canal artificial mais longo do mundo, sendo superado apenas pelo Canal de Suez.



CAMPOS E SEUS VULTOS


Os campistas participaram das campanhas abolicionistas, com José do Patrocínio o "tigre da abolição", e Luiz Carlos de Lacerda, foram os maiores expoentes da causa. Porém foi a última cidade brasileira a aderir à abolição da escravidão.


Já na república, destacou-se Nilo Peçanha, que foi Presidente do Estado do Rio de Janeiro, Vice-Presidente e Presidente da República.

Vários campistas governaram o estado do Rio de Janeiro, como Nilo Peçanha, eleito pela primeira vez para o período de 1903 a 1906 e, pela segunda vez, de 1914 a 1917. Nilo Peçanha foi eleito vice-presidente do Brasil e assumiu o mandato, de 1909 a 1910, com a morte de Afonso Pena.




CAMPOS DOS GOYTACAZES E O PRESENTE

(fotos: Ralph Braz)








... E O SEU PASSADO