sábado, 15 de setembro de 2012

MERCADO MUNICIPAL DE CAMPOS COMPLETA 91 ANOS DE HISTÓRIA



O Mercado Municipal de Campos comemora neste sábado (15/09) 91 anos de história. Para comemorar a data, um café da manhã reunirá, a partir das 8h, cerca de 940 vendedores, entre feirantes da parte externa (peixaria e donos de bancadas de hortifrutigranjeiros) e os comerciantes da parte interna (lanchonetes e vendas variadas). Também participarão funcionários da parte administrativa e o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Eduardo Alves. Vale destacar que o atendimento, neste dia de movimento intenso, acontecerá normalmente.

Vista do MMC pelo Parque Alberto Sampaio/ Década de 50
Imponente no lado direito da imagem 

De acordo com informações do Instituto Historiar, a Cidade de Campos dos Goytacazes contava com o antigo Mercado da Praça do Roccio, na Rua Formosa, em frente da Estação de Ferro Campos-São Sebastião, que já não comportava mais espaço para um bom atendimento ao público. Nessa perspectiva em 1917, o Prefeito Dr. Luiz Caetano Guimarães Sobral viu a necessidade da construção de um Mercado Novo na Praça Azeredo Coutinho, que só ficou pronto em 15 de setembro de 1921.


foto: Ralph Braz

No início de 2013 0 MMC passará por reformas/ foto: Ralph Braz

A escolha do local deveu-se pela facilidade de chegar e escoar os produtos do Mercado através do Canal Campos-Macaé, no qual deslizavam várias embarcações com pesadas cargas de cereais. O mercado honrou as tradições progressistas da cidade.


fonte: ururau