terça-feira, 11 de setembro de 2012

11 ANOS DOS ATAQUES TERRORISTAS AOS EUA


Em 11 de Setembro de 2001, 19 terroristas sequestraram quatro aviões e lançaram o pior ataque estrangeiro em solo americano da história dos EUA, que deixou quase 3 mil mortos.


Os atentados contra as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York, o Pentágono, em Washington, e a queda na Pensilvânia de um avião sequestrado semearam pânico entre a população americana e expuseram a vulnerabilidade de uma potência como os EUA.
No mesmo dia, o então presidente americano, George W. Bush, fez um pronunciamento em que prometeu perseguir os responsáveis e combater o terrorismo, anunciando um novo capítulo na política externa americana.


Exatos 11 anos depois, o país enfrenta críticas justamente pelas medidas tomadas depois dos atentados.

Onze anos após os ataques de 11 de setembro de 2001, a região do Marco Zero, como é conhecido o local onde ficavam as Torres Gêmeas em Nova York, continua lotada de trabalhadores e equipamentos de construção.


Uma multidão de turistas visita a área de 6,5 hectares todos os dias, fotografando os novos edifícios que estão sendo erguidos no local – ainda incompleto, o novo World Trade Center já é o prédio mais alto da cidade, à frente do Empire State.



One World Trade Center: deve ser inaugurado em 2014 com 280 mil metros quadrados de espaço para escritórios – um deles da editora Conde Nast. O prédio de 104 andares tem altura de 415 metros e chegará a 541,5 metros com a instalação de uma antena. Os observatórios ficarão nos andares 100, 101 e 102.


Nas últimas semanas, os EUA foram acusados de violar direitos humanos no Afeganistão e na captura e morte de Osama bin Laden. Segundo um livro recém-lançado por um ex-militar, o líder da Al Qaeda já tinha levado um tiro na cabeça quando o comando Seal (força especial da Marinha americana) o achou em seu quarto, em uma casa, em Abbottabad, no Paquistão.