terça-feira, 25 de setembro de 2012

IFF CAMPOS COMPLETA 103 ANOS DE HISTÓRIA



A Escola de Aprendizes Artífices, instituída em decreto do Presidente da República, o campista Nilo Peçanha, iniciou suas atividades em 1910 no local aonde funciona atualmente a Faculdade de Direito de Campos, no Centro da cidade. 


Nasceu em 1909, quando o então presidente da república Nilo Peçanha criou as Escolas de Aprendizes e Artífices com o propósito de educar e proporcionar oportunidades de trabalho para os jovens das classes menos favorecidas. A escola de Campos entrou em funcionamento no dia 23 de janeiro de 1910 com cinco cursos: alfaiataria, marcenaria, tornearia, sapataria e eletricidade. Nesta época, funcionava em um prédio na Rua Formosa, no centro da cidade.

Doze anos depois, as Escolas de Aprendizes e Artífices de nível primário são transformadas em Escolas Industriais e Técnicas, equiparando-se às de ensino médio e secundário. Com tantas mudanças, no ano de 1942, a sede da escola em Campos fica pequena e novas instalações se tornam necessárias. Assim, a escola obteve o terreno onde atualmente funciona o campus Campos-Centro. Em março de 1968, são inauguradas as novas instalações na rua Dr. Siqueira, no Parque Dom Bosco.


Uma sucessão de transformações levaram a instituição, originalmente pensada para formação profissional de jovens sem recursos, a consolidar anos depois a Escola Técnica Federal de Campos (ETFC), depois elavada a Centro Federal de Educação Tecnológica e a partir de dezembro de 2008, Instituto Federal Fluminense (IFF).


foto: Ralph Braz


EXPOSIÇÃO NO MUSEU DE CAMPOS

O público que visita o Museu de Campos, na Praça do Santíssimo Salvador, depara-se com um pouco da ambientação das instalações e do dia a dia da antiga escola, cujas atividades foram iniciadas em 1910. É possível ler, em um monitor de LCD instalado no local, detalhes de documentos da época. A mostra poderá ser vista até 14 de outubro.
Além de muitas fotografias, os visitantes também poderão conhecer um antigo relógio de ponto, feito em madeira e metal; objetos usados pelos aprendizes e instrutores nas oficinas e uma projeção de fotos contando em etapas mais recentes da história da instituição.