quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Petrópolis é o terceiro principal destino turístico no Estado


Petrópolis é considerado o terceiro principal destino turístico no Estado do Rio de Janeiro, aponta Hotel Report 2025. A análise foi feita pela plataforma Omnibees baseada nas mais de 20 milhões de reservas de hotéis do país, em 2024. De acordo com o material, o município se destaca no Top 10 destinos do Estado, com o crescimento em número de noites reservadas, 19,8%, entre 2023 e 2024.

O município também está entre as 50 cidades brasileiras com mais reservas no ano passado. Houve crescimento de 3.2% no volume, colocando a cidade na 41ª posição do ranking nacional.


Outros destaques vão para a capital carioca e Armação de Búzios. A capital se mantém como o principal destino turístico do Estado e ainda permanece com o bom ritmo de crescimento tanto em reservas como em diária média. A Armação de Búzios destaca-se com um dos maiores crescimentos em número de noites reservadas, evidenciando sua popularidade como destino de praia e lazer.


Pacotes de viagem

Segundo a pesquisa, o canal de maior crescimento de reservas foi a “operadora de viagem”, mostrando a força do segmento para o Rio de Janeiro e consolidando a venda de pacotes. No Top 10 destinos do Sudeste, São Paulo e Rio de Janeiro estão no topo do ranking de destinos mais reservados e tiveram aumentos significativos de quartos ocupados entre 2023 e 2024.

“Observamos que o mercado brasileiro teve um excelente desempenho em 2024. As vendas através dos canais diretos e operadoras foram os que mais apresentaram crescimento, consolidando a tendência dos viajantes se relacionarem mais com as marcas e pessoas”, aponta Rodolfo Delphorno, Diretor de Vendas da Omnibees.

Expansão do setor


Neste ano, em poucos meses, a Cidade Imperial também já apresentou resultados positivos no setor hoteleiro. Dados do Disque Turismo, vinculado à Secretaria de Turismo de Petrópolis, apontaram uma taxa média de ocupação hoteleira de 61,95% somente entre os dias 3 e 5 de janeiro.

No Centro e arredores, a ocupação alcançou 63,46%, enquanto os distritos, como Corrêas, Nogueira, Itaipava, Araras, Pedro do Rio e Posse, registraram uma média de 60,45%. O desempenho do setor hoteleiro nos primeiros dias de janeiro indica um bom início para o turismo local.