O vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá, anunciou que irá denunciar a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, ao Conselho de Ética do partido. Ele afirma que a ministra teria indicado um funcionário fantasma na prefeitura de Maricá (RJ) durante a gestão anterior. Anielle Franco nega qualquer envolvimento na suposta irregularidade.
A disputa entre os dois petistas ganhou um novo capítulo com essa acusação. Em janeiro, Anielle também afirmou que apresentaria uma queixa contra Quaquá no mesmo órgão devido a comentários feitos pelo prefeito sobre o assassinato de sua irmã, a vereadora Marielle Franco.
Denúncia de funcíonário fantasma
Washington Quaquá diz que recebeu informações sobre um servidor contratado a pedido de Anielle Franco que supostamente não exercia funções reais no município. Segundo ele, o homem trabalhava como consultor do Ministério da Igualdade Racial enquanto estava nomeado na prefeitura.
O servidor em questão é Alex da Mata Barros, que atuava na autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar). Ele foi admitido em junho de 2021 e permaneceu até o início de 2025. O GLOBO tentou contato com Barros, mas não obteve resposta.