Na manhã desta sexta-feira, 11 de novembro, 36 jovens sanjoanenses de Barcelos e do Açu, com idades entre 14 e 22 anos, receberam os certificados de participação na série de oficinas realizadas entre agosto e novembro pelo projeto Jovem Alerta, promovido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee-RJ) e Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. A solenidade aconteceu na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da localidade do sexto distrito de São João da Barra.
As oficinas, com um total de 33 horas de duração, abordaram temas relacionados à cidadania, direitos e inserção no mercado de trabalho. Dos 36 jovens, 16 já estão participando de processo seletivo para estágio, a maior parte no Complexo Portuário do Açu. Breno Nascimento Rabello, de 16 anos, morador de Roças Velhas, conquistou uma vaga de Jovem Aprendiz na agência da Caixa Econômica Federal na sede do município. “Estou muito feliz porque era meu sonho receber meu próprio dinheiro, fruto do meu trabalho”, celebrou o estudante do primeiro ano do ensino médio.
Assistente social do Ciee-RJ, Adriana Caetano, ministrou as oficinas do Jovem Alerta. “Nossa intenção foi chamar a atenção para todas as questões relacionadas ao mercado de trabalho como dinâmica de entrevista para processo seletivo e elaboração de currículo, além de tudo que faz parte do universo juvenil e quais são as implicações desta realidade com o mundo do trabalho”.
A coordenadora de Juventude e Políticas Públicas da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Leleka Franco, parabenizou os formandos pelo esforço, dedicação e interesse e agradeceu ao Ciee pela parceria. “A nossa ideia é prosseguir com o projeto, oportunizando outros jovens de todas as unidades do Cras do município, mas estamos articulando de imediato para em 2023 darmos continuidade a esse trabalho na Sede e em Atafona”. Ela informou que ainda este ano haverá um encontro entre os jovens certificados com o Comitê de Recursos Humanos das empresas do Porto do Açu para que eles conheçam os jovens e recebam seus currículos.
Também participaram da formatura, representando o Ciee/RJ, o superintendente executivo Paulo Pimenta Gomes e a psicóloga Letícia Azevedo. Da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos estiveram presentes a coordenadora de Proteção Social Básica, Flávia Vieira, e as coordenadoras das unidades do Cras de Barcelos, Sônia Fernandes, e do Açu, Camila Machado.