Petrópolis passa a contar agora com o serviço de Disque Antirracista, um número direto para denúncias da população. O telefone 0800-024-1000 foi lançado durante a abertura da Festa Afro Ubuntu, promovida pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal de Proteção à Igualdade Racial (Compir), na noite de quinta-feira (17), na Praça da Liberdade. Além desse serviço, a cidade também ganha um Núcleo de Atendimento Antirracista, que vai prestar serviço psicológica, assistencial e jurídica.
“Toda vez que o país precisou do povo preto, das mulheres, dos mais pobres, eles sempre estiveram do lado certo. Essa celebração de hoje veio para ficar, com o compromisso de ser ainda maior e mais representativa”, disse o prefeito Rubens Bomtempo, acrescentando que a luta pela democracia também passa pelo aumento da consciência de cada um. “Cada um de nós precisa saber qual o seu papel e o que representa para a construção de Brasil melhor”.
O Núcleo de Atendimento Antirracismo vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na sede da Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial (Copir), na Avenida Koeler, no Centro da Cidade – prédio anexo a Prefeitura. “A nossa luta antirracista tem que ser diária e constante, e ela não vai parar por aqui”, disse o presidente do Compir e coordenador de Igualdade Racial, Filipe Graciano. “Agradeço ao prefeito Rubens Bomtempo pelo apoio e pelo suporte na realização das nossas ações”.
Durante o lançamento, o vice-prefeito Paulo Mustrangi lembrou que Petrópolis foi uma das três primeiras cidades do Estado a aderirem ao feriado da Consciência Negra. Ele lembrou também da instalação do busto de Zumbi, na Praça da Liberdade. “Ninguém vai calar o povo preto”, ressaltou Mustrangi.
A solenidade contou ainda com a presença do vice-presidente do Compir, professor José Luiz; da secretária de Turismo, Silvia Guedon; do presidente do Conselho Municipal de Cultura e presidente do Segmento de Culturas Afro-brasileiras, quilombolas e matrizes africanas, Felipe Laureano; secretários municipais e o vereador Yuri Moura. A programação contou ainda com o cortejo dos Guerreiros da Vinte e os shows de Janaina Bessa (Samba de Mulher) e Felipe Monteiro e Jahir Soares (reggae).
O Núcleo de Atendimento Antirracismo e o Disque Antirracismo começam a funcionar na segunda-feira, dia 21.
Personalidades Negras 2022
A abertura da Festa Afro Ubuntu, promovida pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal de Proteção à Igualdade Racial (Compir), também contou com a premiação das Personalidades Negras 2022. O prêmio é entregue aqueles que se destacaram no enfrentamento ao racismo, na promoção da igualdade racial e na preservação e disseminação da cultura Afro-brasileira.
A curadoria dos indicados para o prêmio foi realizada por meio do Compir e da comissão organizadora da Festa Afro Ubuntu. São ao todo oito categorias.
Conheça os premiados:
Enfrentamento ao Racismo
- Silvana Silva, procuradora do Ministério Público do Trabalho
Educadores e professores
- Marcelo Ferreira, professor de geografia da rede municipal de ensino
Gastronomia
- Flávio Silva, chef de cozinha
Protagonismo Preto
- Pamela Mércia, ativista social
Performance Artística
- Vinicius Francisco (Tropei), dançarino, ator, poeta e raper
Profissional
- Paulo Afonso, maestro
Comunicadora e influenciadora digital
- Priscila Torquato
- Categoria Especial Homenagem Ubuntu
- Deoclécio Damasceno de Freitas (in memorian), maestro, multi-instrumentista e educador
o prêmio foi recebido pela neta Lilian Regina Marcilio Nogueira.
Festa Afro Ubuntu vai até domingo
A programação da 10ª Festa Afro Ubuntu, promovida pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal de Proteção à Igualdade Racial (Compir), vai até domingo (20) – Dia da Consciência Negra, com atrações nas praças da Liberdade e Inconfidência; no Centro de Cultura Raul de Leoni e no Clube Petropolitano.
“É uma honra e uma grande alegria realizar uma festa tão bonita de exaltação da colonização africana. Durante muitos anos brigamos para que esta festa tivesse a importância que merece, e somente com o prefeito Rubens Bomtempo conseguimos garantir que a Ubuntu tenha o tamanho que merece, valorizando nossos artistas e o povo preto da nossa cidade”, ressaltou a secretária de Cultura, Diana Iliescu.
O rapper MVBill, a sambista Leci Brandão e o Baile Charme de Madureira fazem parte da programação, que também conta oficinas; concursos; premiações; Marcha do Povo do Santo; revitalização e ampliação dos painéis de Zumbi, Dandara e Tereza de Benguela; exposição; teatro e mostra de cinema. A programação completa está disponível no site: https://web2.petropolis.rj.gov.br/festaubuntu/a-festa/.