Moradores da localidade de Poço Gordo, na Baixada Campista, divulgaram vídeos nesta quinta-feira (10) em redes sociais, mostrando a situação do lugar após as constantes chuvas registradas em Campos dos Goytacazes nos últimos dois dias. Com ruas completamente alagadas, a Unidade Básica de Saúde também foi afetada. O atendimento ao público ficou comprometido. Todos os setores da UBS foram tomados pela água da chuva que se acumulou. O posto local também é alvo de fiscalização sindical por denúncias de irregularidades. Usuários e servidores reclamam do atendimento que não estaria funcionando plenamente.
A reportagem do Terceira Via entrou em contato com a Prefeitura de Campos para saber sobre prejuízos e a previsão de retomar o atendimento ao público no local. A UBS de Poço Gordo também era usada para a vacinação contra a Covid-19. A resposta ainda não foi enviada pela Subsecretaria de Comunicação, mas será publicada assim que houver um posicionamento da Secretaria de Saúde de Campos em relação a supostas irregularidades.
Irregularidades
Usuários da Unidade de Saúde de Poço Gordo fizeram reclamações sobre os serviços prestados no local. Segundo eles, curativos estavam suspensos por falta de insumos. O atendimento médico está funcionando, mas o serviço odontológico só funciona em caso de emergência. Servidores que pediram para não serem identificados disseram que o atendimento básico não tem. Haveria, segundo eles, agentes de saúde em desvio de função fazendo serviço de administração dentro do posto, impedidos de realizarem visitas nos domicílios.
De acordo com a assessoria de imprensa do Sindicato dos Profissionais dos Servidores Públicos de Campos (Siprosep) várias unidades de saúde municipais foram visitadas para apuração de uma série de irregularidades. Um relatório está sendo preparado e, quando concluído, será encaminhado ao Ministério Público do Trabalho, além das autoridades locais para solução dos problemas apontados.
O Sindicato dos Médicos de Campos também foi informado sobre problemas na unidade de Poço Gordo. A assessoria da entidade prepara uma nota sobre reclamações que tem recebido sobre os serviços.
Fonte: Terceira Via