A concessionária Arteris Fluminense iniciou a campanha #MeAdota para que animais em situação de risco que passaram por cuidados veterinários tenham novos tutores. Em 2021, diversas ocorrências envolvendo animais nas rodovias sob responsabilidade da empresa foram registradas. A maior parte é de abandono dos animais, caracterizado como maus tratos. Este crime prevê detenção de três meses a dois anos e multa.
A campanha #MeAdota, que será veiculada no perfil da Arteris no Twitter e comunicação interna, para que os animais domésticos resgatados pela concessionária encontrem novos lares.
Os cães e gatos resgatados passam por avaliações de seu estado de saúde em clínicas veterinárias parceiras (Itaboraí e Campos), e recebem cuidados médicos necessários para sua recuperação.
Atualmente, 16 cães estão disponíveis para adoção. São oito fêmeas e oito machos, de pequeno a grande portes, e entre um e oito anos de idade. Além dos caninos, a concessionária também já resgatou gatos, cavalos e animais silvestres, como capivaras, corujas e cachorros do mato.
Para o resgate desses animais, os usuários entram em contato com a concessionária pelo 0800 ou pelo nosso canal no Twitter, @Arteris_AFL. Para adotar, o contado é feito pelo telefone (21) 96877-5853. O interessado deve apresentar um documento pessoal (como RG ou CNH) e assinar um termo de responsabilidade
A concessionária alerta que o abandono de animais é enquadrado no Artigo 32 da Lei 9605/98, sobre Crimes Ambientais, e que prevê detenção de três meses a dois anos e multa.