sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

MORADORES DE SJB ESTÃO SOFRENDO COM A FALTA DE ÁGUA

(Caixa d'água de Atafona/ Fotos: Ralph Braz)

Moradores e comerciantes de São João da Barra reclamam da falta de água em várias localidades do município. O problema vem acontecendo há vários dias.

Na rua José Gomes Teixeira, na Sede do município, os moradores estão sem abastecimento desde a última segunda – feira, 21. Para solucionar o problema, foi necessário utilizar uma mangueira do Clube Democrata, para abastecer as caixas de água dos moradores da rua.

“Nós estamos ajudando os vizinhos com a água do Democrata. Na minha casa eu estou economizando, mas mesmo assim está complicado. E lá em casa somos eu e minha esposa apenas”, afirma o diretor do clube Paulo Roberto, 56.

Na localidade de Grussaí, tem moradores sofrendo do mesmo mal, fazendo uso de bombas de água para conseguirem abastecer as caixas de água.

A comerciante Edir Magalhães, 50, relata que a situação está complicada. Além da falta de abastecimento, vizinhos esvaziam e enchem as piscinas todos os dias, dificultando ainda mais a subida da água para a caixa.

A falta de água também é problema em Atafona. O drama na localidade acontece ao longo do ano, mas com o aumento de turistas durante o verão, o problema se agrava e moradores e veranistas precisam encontrar soluções para driblar a situação.

“No verão está uma vergonha esse abastecimento de água. A concessionária responsável pelo abastecimento deveria se prevenir com a chegada dos turistas e veranistas para que isso não ocorra. A sorte da minha família é uma cisterna que tem nos salvado”, diz a moradora da Cehab, Marta Oliveira, 51.


Outra reclamação dos moradores de Atafona diz respeito à qualidade da água. O morador da rua Élvio Pires, Christiano Gomes, afirmou que a água fornecida tem a cor escura. “Na minha casa, utilizamos água mineral para cozinhar”, conta.

Segundo a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), os moradores da rua José Gomes Teixeira, na Sede do município, não formalizaram a reclamação. Após serem informados pelo SJB Online, declararam enviar uma equipe ao local para averiguações na manhã desta sexta-feira, 25.



A Cedae informou que a ineficiência no abastecimento de água, neste período do ano, é comum em toda a região devido o aumento da demanda. Para solucionar este problema, a Estação de Tratamento de Águas (ETA) já iniciou as obras que otimizarão o sistema de distribuição.

O novo sistema interligará um poço existente nas proximidades do Parque Manoel Rangel Pessanha, na Sede, até a Unidade da Cedae responsável pela distribuição de água em Grussaí.


Fonte: SJB online