(Fotos: O globo) |
Peritos concluíram que, apesar de um pneu dianteiro estar careca e de o freio motor não estar funcionando, o ônibus da Viação 1001 que despencou num barranco em outubro do ano passado, na BR-116 (Rodovia Rio-Teresópolis), poderia ter sido parado pelo motorista com o sistema normal de freios. Por isso, o laudo da perícia realizada pela Polícia Civil, de acordo com informações do site G1, não descarta a possibilidade de uma falha humana ter sido a causa do acidente, que deixou 15 pessoas mortas. Para chegar à conclusão que consta do documento, os peritos fizeram testes num ônibus similar ao da tragédia. De acordo com os exames, o freio de serviço do veículo consegue controlá-lo mesmo que o freio motor não esteja operando.
O inquérito sobre a tragédia está na 67ª DP (Guapimirim) e deverá ser concluído nos próximos dias. De acordo com um trecho do laudo, “afirmam os peritos que o veículo (...) possuía capacidade de frenagem, mesmo na ausência do freio motor, não tendo elementos materiais para identificar os motivos que levaram o condutor a não efetuar a frenagem, não descartando a hipótese de falha humana do condutor”. Procurada pelo G1, a Viação 1001 disse que ainda não havia recebido o laudo e que não ia se pronunciar sem ter acesso ao documento.
Fonte: G1