(Foto: Divulgação) |
Dando continuidade aos trabalhos de combate à dengue em todo o município de Campos, diversos bairros estão recebendo a visita dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Nesta manhã, foi feito mais um cerco epidemiológico no Parque Corrientes, bairro que, conforme dados do Centro de Referência da Dengue (CRD), registrou seis casos da doença este mês.
Segundo o supervisor geral de Equipes do CCZ, Natalício Ferreira, essas ações são necessárias porque a proliferação do mosquito é muito rápida: “Leva apenas de sete a 15 dias para a larva virar mosquito, dependendo do ambiente em que ela está”, contou o técnico.
- Assim como fazemos varredura nos bairros, trabalhamos também a conscientização da população, repassando as informações fundamentais para a eliminação dos focos do mosquito transmissor e prevenção da doença. Os agentes visitam as residências, aplicam larvicidas nos ralos e nos lugares que julgam necessários. Mas, se a própria população não colaborar, esse trabalho fica perdido, pois a proliferação é rápida e, até que haja outra visita dos agentes, as pessoas podem ficar doentes”, contou o técnico.
Mutirão em Farol – O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, lembra que, nesta sexta-feira (18), haverá um grande mutirão de combate à dengue na praia do Farol de São Tomé, com concentração das equipes de trabalho às 8h na pracinha da rodoviária. Várias secretarias municipais vão atuar na orientação a moradores e veranistas, limpeza de terrenos, recolhimento de lixo e entulhos, entre outras ações.
Fonte: Ascom/ PMCG