quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Prédio que pegou fogo na Rua do Imperador em Petrópolis está sendo reconstruído




Um ano e meio após um incêndio que destruiu um imóvel histórico na Rua do Imperador, o espaço passa por completa reconstrução. As chamas, que começaram no sobrado, se espalharam e atingiram também lojas térreas ao redor. Hoje, quem passa pelo local percebe a fachada já bem delineada, contudo não se sabe se o projeto preservará as caracteristas arquitetônicas anteriores.

O Diário entrou em contato com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que em nota informou que a Rua do Imperador, assim como seu conjunto arquitetônico, não é tombada em nível federal mas sim estadual, através do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico - Inepac.


Sobre o assunto, o INEPAC afirmou que os bens situados na Rua do Imperador fazem parte de um conjunto urbano-paisagístico tombado pelo Governo do Estado em toda a sua extensão, conforme os termos da Resolução SECEC de 04/12/1998. "Cada detalhe do projeto e da obra de fiel reconstrução do antigo bem tombado está sendo criteriosamente analisado e acompanhado pelo Inepac, em conjunto com o Iphan e a Prefeitura de Petrópolis", afirmou a nota.

As obras estão a cargo de uma empresa de engenharia local que não atendeu a nenhuma das tentativas de contato para falar sobre o assunto.