quinta-feira, 13 de novembro de 2025

GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães


A Guarda Civil Municipal (GCM) recebeu, por meio de doação, novos quatro filhotes que irão reforçar o Grupamento de Operações com Cães. A Laica, a Kyra, a Romanoff e o Togo, todos de 3 meses da raça Pastor Alemão, chegaram à corporação nesta semana e já estão em treinamento. Fruto do acasalamento de Nina e Stephanitz, pastores alemães da linha de trabalho, os filhotes têm sido treinados para futuramente atuarem na linha de contenção e rastreio de drogas, armas e munições.


O termo de doação foi entregue e assinado pelo comandante da GCM, Welington Levino; pelo subcomandante Alex Anselmet; pelo gerente da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Cleber Manhães; pelo coordenador social do GOC, Ítalo; pelos ex-coordenadores Gabriel Coelho, Ana Paula e Antônio Soares; e pelos servidores Rodrigo Souza e Neto.

“Como instituição Guarda Civil Municipal, a nossa estrutura precisa de uma renovação, precisa de oxigenação, e essa doação veio no momento que nós temos alguns agentes caninos que estão para serem aposentados. São agentes que já têm mais de seis anos de atuação, mais seis anos de idade e estão chegando na hora de serem aposentado, pois é merecido o descanso para esses agentes. E nós recebemos mais quatro agentes, três fêmeas e um macho, para poder reforçar o nosso policiamento, que vai ser um policiamento especializado, um policiamento de proximidade, um policiamento digno. Nós não teremos ali só os cães de detecção para poder identificar onde que tem armas, drogas e munições. Nós teremos também aquilo que traz alegria para as nossas crianças, para os nossos adultos, que é no show dog. Porque os cães não são apenas para fazer o combate policial, mas também faz a alegria, como o caso do Zeus”, informou o comandante Levino ao destacar que também faz parte do GOC.


Além dos filhotes, a corporação também recebeu a doação de 6 caixas de Faro, Canos para Faro e o produto Nose-MP, que é um sistema de odor real para treinamento e formação de cães de detecção. Também foram doados equipamentos de proteção como mangas pillows, meia manga, jambieres e chicote de estalos para o serviço de contenção (guarda e proteção).

Responsável pelo treinamento dos cães, o coordenador do Canil, Dayvid Souza, falou sobre a preparação dos filhotes. “Os filhotes estão sendo adaptados no processo de habituação, socialização e dessensibilização. Continuação de guia, colar, peitorais para, eventualmente, lá na frente, trabalhar nessa função de contenção e faro. E assim como o Cléber e também o comandante possuem esse curso do Grupamento de Operações com Cães, facilitou que esses cães viessem e fosse feito um investimento também com, por exemplo, o nose, que é o equipamento que a gente utiliza hoje para que o cão possa detectar o odor de entorpecentes, armas e munições”, disse.