A menos de um mês da chegada da temporada de chuvas, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, segue com o trabalho preventivo de limpeza e desassoreamento de rios, córregos e lagos em Petrópolis – uma prioridade dentro das estratégias de prevenção da gestão do governador Cláudio Castro. O Programa Limpa Rio faz parte das ações preventivas acompanhadas pelo Comitê Permanente de Chuvas, coordenado pelo secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, que vistoriou, neste sábado (29/11) os trabalhos no encontro dos rios Piabanha e Santo Antônio, em Itaipava. Atualmente são seis frentes de trabalho em andamento em Petrópolis.
Desde do início do ano passado mais de 175 mil metros cúbicos de resíduos foram removidos em 54 frentes de trabalho do Programa Limpa Rio, considerando a limpeza com máquinas e manual em córregos que não comportam equipamentos pesados. Hoje, são seis frentes de trabalho atuando de forma simultânea.

A limpeza com máquinas foi feita em rios que cortam localidades como Retiro, Bonsucesso, Cascatinha, Itamarati, Duarte da Silveira, Nogueira, Caxambú, Centro, Correas, Itaipava, Morin, Estrada União e Indústria, Estrada Mineira e Posse.
Equipes fizeram a limpeza de forma manual em córregos em localidades no Quitandinha, Independência, Brejal, Posse, Correas, Retiro, Pedro do Rio, Nogueira, Caxambu, Castelãnea, Quarteirão Brasileiro, Cascatinha, Vale do Sossego, Quarteirão Ingelhime, entre outras localidades.

