sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Mortes de animais em Lagoa de Cima causam preocupação: suspeita de envenenamento


Uma sequência de mortes misteriosas de animais tem preocupado o dono de uma chácara situada nas redondezas da Lagoa de Cima, em Campos. Desde o dia 22 de agosto, 69 animais, entre coelhos, galinhas, patos e até pavões, morreram em circunstâncias ainda não esclarecidas. A principal suspeita do tutor é envenenamento, mas a causa oficial segue sem confirmação.


O proprietário do local, Aldeci Leite, contou que as primeiras mortes começaram no fim de agosto. “Inicialmente, eu acreditava que os animais poderiam ter sido atacados por predadores, mas com o passar dos dias, percebi que os corpos não apresentavam marcas de mordidas ou ferimentos. Todos estavam intactos. Já os animais que permaneciam vivos começaram a adoecer um a um”, contou.

Desconfiado do envenenamento, Aldeci procurou o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) nesta quinta-feira (27) para realizar a necropsia dos animais. Ele afirma que sempre seguiu os cuidados adequados com água e alimentação. Aldeci também conta que o estabelecimento onde adquire a ração possui credibilidade no mercado, afastando a possibilidade de contaminação por manejo inadequado.