Bicentenário de nascimento de S. M. I. D. Pedro II, será comemorado na Casa de Cultura Villa Maria, em Campos dos Goytacazes, nos dias 26 e 27 de novembro, com Exposição, Orquestra e mostra de livro sobre a vinda do Imperador ao Norte Fluminense.
Através de um estudo minucioso a exposição irá retratar a família de Dom Pedro II, desde seus avós, Dom João VI e Dona Carlota Joaquina e seus pais, Dom Pedro I e a Imperatriz Leopoldina, bem como sobre o próprio Dom Pedro II e a Imperatriz Teresa Cristina.
Prédios históricos por onde a nos levará a aprofundarmos nas histórias sobre a cultura e costumes do século XIX pelo Rio de Janeiro e no Norte Fluminense.
Família Real e Imperial passou.
PROGRAMAÇÃO
26/11, Quarta-feira
Abertura às 17h
- Com a presença do Orquestrando a Vida
- 18h -Exposição A Chegada da Família Real ao Brasil em 1808 até o exílio de Dom Pedro II
- Prédios históricos (moradias e igrejas) por onde a família imperial passou e as Viagens ao Norte Fluminense
27/11, Quinta-feira, 9h às 20h
- Curiosidades sobre a Família Imperial
- Documentário
- Histórias de Dom Pedro II: Família, Palácios, Igrejas e Viagens ao Norte Fluminense
- 17h - Primeira Mostra do Livro e palestra da professora Dra. Maria da Gloria Alves
- Histórias de Dom Pedro II: Família, Palácios, Igrejas e Viagens ao Norte Fluminense"
- Apresentação de roteiros Dom Pedro II por Campos dos Goytacazes
Local: Casa de Cultura Villa Maria
BICENTENÁRIO DE D.PEDRO II
D. Pedro II, nascido em 2 de dezembro de 1825, era filho do primeiro imperador do Brasil, D. Pedro I, e da imperatriz D. Leopoldina. Seu nome completo era Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga.
A crise política sucessória em Portugal, somada à insatisfação interna, foi determinante para que D. Pedro I retornasse a Portugal e abdicasse do trono brasileiro em favor de seu filho, que na época tinha cerca de 6 anos. Como D. Pedro II ainda era muito jovem, iniciou-se o período da Regência Trina Provisória até que atingisse a maioridade e pudesse ser coroado. Isso aconteceu em 1841, na Capela Imperial, no Rio de Janeiro, tornando-se então o segundo imperador do Brasil.
D. Pedro II foi um grande apoiador das artes e das ciências, enfrentando também desafios políticos internos e externos.



